EUA lançam míssil balístico intercontinental Minuteman III na Califórnia
© AFP 2023 / Clayton Wear / Força Aérea dos EUAEsta foto da Força Aérea dos EUA mostra um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado sendo lançado durante um teste de desenvolvimento, em 5 de fevereiro de 2020, na Base da Força Aérea de Vandenberg, Califórnia
© AFP 2023 / Clayton Wear / Força Aérea dos EUA
Nos siga no
O lançamento do míssil balístico intercontinental Minuteman III foi realizado nesta quarta-feira (7) na base da Força Espacial de Vandenberg, Califórnia.
De acordo com a base aérea, o lançamento fez parte de um teste operacional conduzido na manhã desta quarta-feira.
O porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder, afirmou se tratar de um teste de rotina que estava previsto há algum tempo e que, como os anteriores testes, vai validar e verificar a eficácia e grau de preparação do sistema.
No dia 16 de agosto, o Comando de Ataque Global da Força Aérea (AFGSC, na sigla em inglês) dos EUA também lançou um Minuteman III.
Good morning, Team V!
— Vandenberg Space Force Base (@SLDelta30) September 7, 2022
An Air Force Global Strike Command unarmed Minuteman III Intercontinental Ballistic Missile launches during an operational test at 1:13 A.M. PDT, Sept. 7, at Vandenberg Space Force Base, Calif. pic.twitter.com/zc0J8giXr5
Bom dia, Equipe V! Um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado do Comando de Ataque Global da Força Aérea foi lançado durante um teste operacional às 1h13 da manhã, em 7 de setembro, na Base da Força Espacial de Vandenberg, Califórnia.
Os mísseis balísticos intercontinentais terrestres de três estágios da família Minuteman foram originalmente destinados à dissuasão nuclear contra a antiga União Soviética, durante a Guerra Fria.
O Minuteman III é atualmente o único míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) terrestre dos Estados Unidos. De acordo com fontes públicas, os Estados Unidos possuem 450 mísseis Minuteman III no total.
Os ICBMs Minuteman III estão em serviço do Exército norte-americano desde 1970. O míssil é capaz de atingir alvos em um raio de 12 mil quilômetros.