- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Grossi vincula criação de zona de segurança em Zaporozhie a acordo entre Rússia e Ucrânia

© AP Photo / Hiro KomaeO diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, durante uma entrevista coletiva com o ministro das Relações Exteriores japonês Yoshimasa Hayashi na pousada Iikura em Tóquio, 19 de maio de 2022
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, durante uma entrevista coletiva com o ministro das Relações Exteriores japonês Yoshimasa Hayashi na pousada Iikura em Tóquio, 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Nos siga no
Uma zona de segurança ao redor da usina nuclear de Zaporozhie deve ser criada como resultado de um acordo entre a Ucrânia e a Rússia, disse o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, a repórteres.
"Formulamos uma proposta que consideramos realista. Precisamos de um acordo [...] entre a Ucrânia e a Rússia", destacou Grossi.
Na última terça-feira (6), a AIEA publicou um documento refletindo os resultados da recente visita de sua missão à usina nuclear de Zaporozhie.
No documento, a AIEA pede o fim imediato do bombardeio do local e seus arredores, para evitar maiores danos à usina e suas instalações associadas, garantir a segurança do pessoal operacional e manter sua integridade física, garantindo uma operação segura e confiável.
Ressalta também que é necessário o consentimento de todas as partes "para criar uma zona de segurança nuclear e proteção" ao redor da usina.
Visão aérea da usina nuclear de Zaporozhie, a maior da Europa, em 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2022
Panorama internacional
Zona de segurança em torno da usina de Zaporozhie está em negociação, diz chefe da AIEA
A AIEA também defende o estabelecimento de cadeias de suprimentos para a segurança da usina nuclear, em particular organizando corredores de transporte.
A usina nuclear de Zaporozhie, a maior da Europa, está localizada no sudeste da Ucrânia, perto da cidade de Energodar, e desde março passado está sob o controle dos militares russos.
Nas últimas semanas, a Rússia acusou a Ucrânia de bombardear diariamente as instalações da usina. Moscou também acrescenta que sua presença militar na usina visa evitar vazamentos de materiais nucleares e radioativos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала