DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientistas descobrem na Terra misteriosos diamantes hexagonais formados em planeta anão

© NASA . NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDAA cratera grande de Occator, no planeta anão Ceres, iluminada de cores irreais para mostrar as diferenças no perfil da superfície
A cratera grande de Occator, no planeta anão Ceres, iluminada de cores irreais para mostrar as diferenças no perfil da superfície - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2022
Nos siga no
Misteriosos diamantes hexagonais que naturalmente não se formam na Terra foram descobertos em quatro meteoritos no noroeste da África.
"É realmente empolgante porque havia algumas pessoas que duvidavam que esse material sequer existisse", disse Alan Salek da Universidade RMIT em Melbourne, Austrália, que fazia parte da equipe de pesquisadores.
Os diamantes hexagonais são como os diamantes regulares, são feitos de carbono, mas seus átomos são dispostos em uma estrutura hexagonal em vez de cúbica.
Os diamantes hexagonais foram descobertos pela primeira vez em meteoritos nos EUA e na Índia na década de 1960. Contudo, os cristais anteriormente descobertos eram muito pequenos – somente de alguns nanômetros – o que dificultava a confirmação se eles eram na verdade diamantes hexagonais.
Para encontrar cristais maiores, Salek e seus colegas usaram um potente microscópio eletrônico para analisar 18 amostras de meteoritos. Um era da Austrália e os restantes do noroeste da África, escreve portal New Scientist.
Os pesquisadores encontraram diamantes hexagonais em quatro meteoritos africanos, com alguns cristais medindo até um micrômetro de tamanho – cerca de 1.000 vezes maior que os descobertos anteriormente. Isso permitiu que a equipe confirmasse a incomum estrutura hexagonal.
"É uma descoberta importante porque agora temos cristais maiores, podemos ter uma ideia melhor de como eles se formaram e talvez replicar esse processo em laboratório", disse Salek.
Com base na composição química dos meteoritos em cujo interior se encontravam, os diamantes hexagonais parecem ter se formado em planetas anões, aponta Andy Tomkins da Universidade Monash em Melbourne, que liderou a pesquisa.
Lua e Terra (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 13.08.2022
Ciência e sociedade
Estudo dá primeira 'prova definitiva' de que Lua se formou com fragmentos da Terra
Estima-se que estes diamantes sejam cerca de 60% mais duros do que os diamantes regulares. Essa dureza pode ter aplicações industriais importantes se puderem ser produzidos sinteticamente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала