- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Para evitar erros cometidos com Rússia, UE vai enfrentar domínio da China sobre minerais

© Folhapress / Andre FossatiExploração de minério de ferro da Vale em Itabira, em Minas Gerais, no Brasil, em 21 de março de 2012 (foto de arquivo)
Exploração de minério de ferro da Vale em Itabira, em Minas Gerais, no Brasil, em 21 de março de 2012 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2022
Nos siga no
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs uma nova legislação de minerais críticos nesta quarta-feira (14), uma tentativa de enfrentar o domínio da China nos setores de terras raras e lítio.
De acordo com Von der Leyen, a Europa precisa evitar ficar "presa no tipo de dependência que vemos agora com petróleo e gás", referindo-se aos esforços do bloco para se desvincular das exportações russas de energia.
"Precisamos aprender com os erros do passado", disse ela ao Parlamento Europeu, observando que a China controla a indústria de processamento global, com quase 90% das terras raras e 60% do lítio processado.
Embora não tenha apresentado detalhes, ela informou que a União Europeia (UE) identificaria "projetos estratégicos em toda a cadeia de fornecimento", incluindo extração, refino, processamento e reciclagem, para acumular reservas estratégicas.
O presidente russo, Vladimir Putin, participa de coletiva de imprensa após encontro em Teerã, no Irã, em 19 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Panorama internacional
Imprensa estatal da China repercute fala de Putin sobre os EUA
Ao criticar a dependência europeia da Rússia, Ursula von der Leyen defendeu que é preciso mudar a importação de gás para "fornecedores confiáveis", como Estados Unidos, Noruega e Argélia.
Enquanto a Europa segue obstinada em isolar a Rússia e a China, Pequim e Moscou reforçaram seus laços comerciais e criaram medidas para proteger seus principais interesses econômicos.
Conforme apontado recentemente pela imprensa estatal chinesa, a Rússia está interessada principalmente no cinturão de produção industrial que está sendo formado no Extremo Oriente entre China, Japão, Coreia do Sul e Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês).
O volume total de exportações da região já superou os da União Europeia e da América do Norte juntos.
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de eventos realizados no âmbito de visita à Rússia do presidente da China, Xi Jinping - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2022
Panorama internacional
Comércio entre Rússia e China atingirá recorde de US$ 200 bilhões até 2023
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала