- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Conselho da AIEA adota resolução exigindo que Rússia 'cesse ações contra usina de Zaporozhie'

© Sputnik / SputnikO segundo reator da usina nuclear de Zaporozhie em meio à operação militar especial russa na Ucrânia, em Energodar, região de Zaporozhie, 5 de abril de 2022
O segundo reator da usina nuclear de Zaporozhie em meio à operação militar especial russa na Ucrânia, em Energodar, região de Zaporozhie, 5 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2022
Nos siga no
O conselho da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou nesta quinta-feira (15) uma resolução pedindo à Rússia que retire suas forças da usina nuclear de Zaporozhie, informou a Reuters, citando diplomatas.
De acordo com a Reuters, o texto pede à Rússia que "cesse todas as ações contra e na Usina Nuclear de Zaporozhie e qualquer outra instalação nuclear na Ucrânia".
A resolução antirrussa da AIEA sobre a Ucrânia, no entanto, não diz uma palavra sobre o bombardeio sistemático da usina nuclear de Zaporozhie, disse a Missão Permanente Russa na ONU em Viena.
"Os países ocidentais votaram através do Conselho de Governadores da AIEA para emitir uma resolução antirrussa sobre a questão ucraniana. O calcanhar de Aquiles desta resolução é que ela não diz uma palavra sobre o bombardeio sistemático da usina nuclear de Zaporozhie, que é o principal problema em termos de garantir a segurança nuclear e a proteção nuclear no mundo. A razão é simples – o bombardeio é realizado pela Ucrânia, que os países ocidentais apoiam e defendem de todas as maneiras possíveis", disse a missão permanente pelo Telegram.
Rússia e China votaram contra este documento, enquanto Burundi, Vietnã, Egito, Índia, Paquistão, Senegal e África do Sul se abstiveram.
"Assim, a maior parte da humanidade se recusou a apoiar este projeto", enfatizou a missão permanente.
Visão aérea da usina nuclear de Zaporozhie, a maior da Europa, em 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2022
Panorama internacional
Zona de segurança em torno da usina de Zaporozhie está em negociação, diz chefe da AIEA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала