Pentágono anuncia estar pronto para usar armas nucleares 'em prol da paz' no Indo-Pacífico
© AP Photo / Jason TarletonNesta foto divulgada pelo Comando Indo-Pacífico dos EUA, o grupo de ataque de porta-aviões do Reino Unido liderado pelo HMS Queen Elizabeth (R 08) e as Forças de Autodefesa Marítima do Japão lideradas pelo destróier de helicópteros da classe Hyuga (JMSDF) JS Ise (DDH 182 ) juntaram-se aos grupos de ataque de porta-aviões da Marinha dos EUA liderados pelos navios-chefe USS Ronald Reagan (CVN 76) e USS Carl Vinson (CVN 70) para conduzir várias operações de grupo de ataque de porta-aviões no mar das Filipinas, em 3 de outubro de 2021
© AP Photo / Jason Tarleton
Nos siga no
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, comunicou que os EUA pretendem proteger o Japão de possíveis ameaças por meio de armas convencionais e de seu potencial nuclear.
Austin garantiu a prontidão norte-americana para defender o Japão através da utilização do arsenal convencional e nuclear.
Durante o encontro, o chefe do Pentágono ainda discutiu as ações da China contra Taiwan próximo da fronteira com o Japão, além da atual situação na Ucrânia.
Austin fez questão de destacar que todos os seus aliados e parceiros estão confiantes em uma resposta norte-americana.
Ele também citou o desejo dos EUA de fortalecer a cooperação militar com o Japão, considerada de grande importância para garantir "a paz e estabilidade" na região do Indo-Pacífico.