- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista em economia: anos de taxas de juro zero nos EUA criaram 'tumores como o bitcoin'

© AP Photo / Dado RuvicUma representação da moeda virtual Bitcoin na frente de um gráfico de ações nesta ilustração elaborada em 8 de janeiro de 2021
Uma representação da moeda virtual Bitcoin na frente de um gráfico de ações nesta ilustração elaborada em 8 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2022
Nos siga no
O especialista em economia e investigador financeiro norte-americano, Nassim Taleb, crê que os anos de taxa de juro zero nos Estados Unidos criaram "tumores como o bitcoin", conforme se expressou durante entrevista publicada na quinta-feira (15) pela CNBC.

"Tivemos 15 anos, [mais precisamente] 14,5 [anos], de Disneyland que, basicamente, destruíram a estrutura econômica", afirmou o autor da teoria dos eventos de "cisne negro". "Pensem bem. Sem taxas de juros", acrescentou.

Neste sentido, o especialista esclareceu que a aplicação de taxas de juro zero durante períodos prolongados prejudica a economia: "Estão sendo criadas bolhas, [ou seja,] tumores como bitcoin, fundos especulativos que não deveriam existir, mas que existiram por 15 anos", continuou.
A Reserva Federal, o sistema de bancos centrais dos EUA, manteve a taxa básica de juros dos fundos federais de 0 a 0,25% entre 2008 e 2015, com taxas ultrabaixas implementadas durante a crise financeira mundial. Em março de 2020, voltou a reduzir as taxas para quase zero em resposta à pandemia da COVID-19.

'Voltar à vida econômica normal'

Espera-se que na semana que vem os responsáveis pela política econômica norte-americana emitam o quinto aumento de taxas neste ano, o que continuará encarecendo os empréstimos para alcançar o objetivo de "moderar" a inflação para desacelerar a atividade econômica.
"Agora temos que voltar à vida econômica normal", comentou Taleb. "Os especialistas lembram que em certo momento existia uma taxa de desconto [...] que o seu investimento tinha que gerar fluxos de caixa. Todos esses fatores estão escapando à nova geração", concluiu.
Os "cisnes negros" dos que falou Taleb em seu livro publicado em 2007 são eventos imprevistos diante dos quais os mercados ficam despreparados e caem.
Bolsa de valores de Nova York (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2022
Panorama internacional
Em meio à crescente inflação, economista prevê queda histórica da bolsa nos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала