- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN admite ter começado a planejar maior presença perto das fronteiras da Rússia 'há vários anos'

© Sputnik / Aleksei Vitvitsky / Acessar o banco de imagensSecretário Geral da OTAN Jens Stoltenberg responde às perguntas dos jornalistas após reunião do Conselho OTAN-Rússia em Bruxelas
Secretário Geral da OTAN Jens Stoltenberg responde às perguntas dos jornalistas após reunião do Conselho OTAN-Rússia em Bruxelas  - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2022
Nos siga no
A OTAN reconheceu oficialmente ter começado a planejar o atual aumento da presença da aliança para perto das fronteiras da Rússia "há vários anos".
Isso foi afirmado pelo chefe do Comitê Militar da aliança, o almirante holandês Rob Bauer, durante uma coletiva de imprensa realizada no sábado (17) em Tallinn, após uma reunião dos chefes dos Estados-Maiores dos países da OTAN.

"Discutimos a maior reestruturação da nossa estrutura militar desde 1949 [quando a OTAN foi criada]. O planejamento [do aumento da presença] começou há vários anos e agora estamos pondo esses planos em prática", disse.

Soldados da Marinha britânica e fuzileiros navais portugueses durante os exercícios da OTAN Trident, Lisboa (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2020
Expansão da OTAN foi um 'erro' e americanos agora 'estão pagando o preço', diz analista dos EUA
Trata-se da implantação de grupos de combate a nível de brigada nos países que fazem fronteira com a Rússia, que estarão preparados para se tornarem unidades maiores, caso seja necessário.
Desde 24 de fevereiro, a Rússia tem conduzido uma operação militar especial para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia. O presidente russo Vladimir Putin declarou como seu objetivo "defender as pessoas que ao longo de oito anos têm sofrido intimidações e genocídio por parte do regime de Kiev". Segundo o líder russo, o objetivo final da operação é libertar Donbass e criar condições que garantam a segurança da própria Rússia, em resposta ao avanço da OTAN.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала