NASA revela primeiras IMAGENS de Marte registradas pelo James Webb
CC BY 2.0 / Flickr.com / NASA Hubble Space Telescope / Marte (imagem referencial)
Nos siga no
A NASA divulgou as primeiras imagens e espectros registrados pelo Telescópio Espacial James Webb, complementando dados coletados por orbitadores, rovers e outros telescópios.
Localizado a aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros de distância, o Webb mostrou uma visão do disco observável de Marte, ou seja, o lado iluminado pelo Sol.
Isso permitiu ao telescópio capturar imagens com resolução espectral necessária para estudar os fenômenos de curta duração, como tempestade de poeira, padrões climáticos, mudanças sazonais e, os processos que ocorrem em diferentes momentos do dia marciano.
© Foto / NASA, ESA, CSA, STScI, Mars JWST/GTO teamA NASA divulgou as primeiras imagens e espectros registrados pelo Telescópio Espacial James Webb, complementando dados coletados por orbitadores, rovers e outros telescópios
A NASA divulgou as primeiras imagens e espectros registrados pelo Telescópio Espacial James Webb, complementando dados coletados por orbitadores, rovers e outros telescópios
© Foto / NASA, ESA, CSA, STScI, Mars JWST/GTO team
As imagens registradas mostram ainda uma região do hemisfério oriental do Planeta Vermelho em dois comprimentos de onda diferentes, ou cores de luz infravermelha.
Espera-se que, futuramente, estas imagens sejam usadas para explorar as diferenças regionais em todo o planeta, bem como procurar traços de determinadas substâncias na atmosfera, incluindo metano e cloreto de hidrogênio.