Presidentes de Bolívia e Irã se reúnem em NY para avaliar plano de cooperação estratégica
© Foto / Twitter / @LuchoXBoliviaLuis Arce, el presidente de Bolivia, y Ebrahim Raisi, su homólogo de Irán
© Foto / Twitter / @LuchoXBolivia
Nos siga no
O plano estratégico inclui parceria nas áreas da saúde, cultura, educação, agência espacial, agricultura e telecomunicações, segundo o líder boliviano.
No âmbito da 77ª sessão da Assembleia-Geral da as Nações Unidas, o presidente da Bolívia, Luis Arce, reuniu-se com seu homólogo do Irã, Ebrahim Raisi, para avaliar um plano estratégico que inclui diversas áreas de cooperação.
"Em Nova York, nos encontramos com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi. Avaliamos o fortalecimento do comércio na reconstrução pós-pandemia [da COVID-19] e um plano estratégico que inclui saúde, cultura, educação, agência espacial, agricultura e telecomunicações", relatou Arce em sua conta no Twitter.
A Bolívia estabeleceu relações diplomáticas com o Irã em 2007 durante o governo do ex-presidente Evo Morales (2006-2019). Desde então, a cooperação e a transferência de tecnologia de Teerã aumentaram principalmente nas áreas de educação, saúde e comércio.
En Nueva York, #EEUU, nos reunimos con el presidente de #Irán, Ebrahim Raisi. Evaluamos el fortalecimiento del intercambio comercial en la reconstrucción pospandemia y un plan estratégico que incluye la salud, cultura, educación, agencia espacial, agro y telecomunicaciones. pic.twitter.com/cC9uZXq0yN
— Luis Alberto Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) September 20, 2022
Arce também está programado para se reunir com o presidente espanhol Pedro Sánchez; da Eslovênia, Borut Pahor e com secretário-geral da ONU, António Guterres.
Sobre a Assembleia-Geral, o evento contou com a abertura tradicional feita pelo Brasil, na qual discursou o presidente Jair Bolsonaro.