Irã anuncia realização de exercícios navais conjuntos com Rússia e China no oceano Índico
12:10 22.09.2022 (atualizado: 13:03 22.09.2022)
© Foto / Exército do IrãMarinheiros iranianos participam de cerimônia ao receber o navio de patrulha russo Yaroslav Mudry, durante exercícios navais conjuntos entre Irã, Rússia e China, em 27 de dezembro de 2019 (foto de arquivo)
© Foto / Exército do Irã
Nos siga no
Nesta quinta-feira (22), o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri, anunciou que Rússia, Irã e China realizarão exercícios navais conjuntos nos próximos meses na parte norte do oceano Índico.
A declaração de Bagheri foi citada pela agência iraniana ISNA. "Neste outono [do Hemisfério Norte], realizaremos exercícios navais conjuntos na parte norte do oceano Índico com a Rússia e a China."
A autoridade iraniana acrescentou que outros Estados, como o Paquistão e Omã, podem participar nos exercícios militares programados. Bagheri não especificou a data exata dos exercícios. O outono no Hemisfério Norte teve início nesta quinta-feira (22) e termina em 21 de dezembro.
© Sputnik / Ministério da Defesa da RússiaNavios das marinhas da Rússia, Irã e China no mar da Arábia durante exercícios militares conjuntos CHIRU-2Q22, em 21 de janeiro de 2022
Navios das marinhas da Rússia, Irã e China no mar da Arábia durante exercícios militares conjuntos CHIRU-2Q22, em 21 de janeiro de 2022
© Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia
A cooperação entre Moscou, Pequim e Teerã tem crescido nos últimos anos, e essa não será a primeira vez que Rússia, Irã e China realizam exercícios militares conjuntos. A atividade mais recente desse tipo ocorreu em janeiro, quando os três países realizaram exercícios navais coordenados no golfo de Omã.
As atividades, dos exercícios militares conjuntos CHIRU-2Q22, tiveram como foco o salvamento marítimo e o combate à pirataria, envolvendo 14 navios de combate e embarcações de apoio.