Irã revela 2 novos mísseis balísticos, Rezvan e Khaybar Shekan: 'Avanços substanciais'

© CC BY-SA 4.0Míssil iraniano Khaybar Shekan
Míssil iraniano Khaybar Shekan - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2022
Nos siga no
A Força Aérea iraniana apresentou dois novos mísseis balísticos, Rezvan e Khaybar Shekan, durante os desfiles das Forças Armadas do país no âmbito da Semana da Defesa Sagrada, informou a agência de notícias iraniana Tasnim.
O Rezvan é um míssil superfície-superfície (SSM, na sigla em inglês) de estágio único, com alcance de até 1.400 quilômetros. De acordo com a mídia, ele pode ser lançado a partir de "uma variedade de plataformas fixas e móveis".
Já o Khaybar Shekan é um sistema de alta precisão e agilidade, com alcance de 1.450 quilômetros. Segundo a Tasnim, esse modelo é "capaz de atingir seus alvos com precisão" e está entre os mísseis de longo alcance de terceira geração desenvolvidos e fabricados por especialistas militares da Divisão Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
Além disso, o Khaybar Shekan usa propelentes sólidos e, de acordo com a agência, é capaz de transpor escudos antimísseis, com alta capacidade de manobra em seu estágio de pouso.
A mídia escreve que, nos últimos anos, especialistas e técnicos militares iranianos realizaram "avanços substanciais" na fabricação de uma ampla gama de equipamentos, tornando as Forças Armadas autossuficientes em armamentos.
© AFP 2023 / Khamenei.ir / HandoutAiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, durante encontro com Ebrahim Raisi, presidente do Irã, e seu gabinete (fora da foto), em Teerã, em 28 de agosto de 2021
Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, durante encontro com Ebrahim Raisi, presidente do Irã, e seu gabinete (fora da foto), em Teerã, Irã, 28 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2022
Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, durante encontro com Ebrahim Raisi, presidente do Irã, e seu gabinete (fora da foto), em Teerã, em 28 de agosto de 2021. Foto de arquivo
Autoridades iranianas têm alertado que o país não hesitará em fortalecer suas capacidades militares, incluindo seus mísseis, reforçando que as capacidades de defesa da república islâmica nunca estarão sujeitas a negociações.

"A Defesa Sagrada provou que a proteção do país e a dissuasão podem ser alcançadas por meio da resistência, não da rendição", disse o líder.

Presidente russo, Vladimir Putin (à esquerda), se reúne com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, em Teerã, em 19 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2022
Panorama internacional
Irã importará 9 milhões de metros cúbicos de gás russo por dia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала