- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em reunião de comércio com G20, Brasil defende reforma agrícola para combater insegurança alimentar

© SputnikFuncionários participam da sessão de abertura da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 na ilha de Bali, na Indonésia (foto divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia)
Funcionários participam da sessão de abertura da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 na ilha de Bali, na Indonésia (foto divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia) - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2022
Nos siga no
O embaixador de Comércio Exterior do Itamaraty afirmou durante o encontro que o "Brasil continuará contribuindo para a reforma da OMC e para o seu revigoramento", a fim de fazer com que o comércio internacional encontre políticas para segurança alimentar.
Em reunião com ministros do Comércio do G20 na sexta-feira (23) na Indonésia, países como Brasil, a Argentina, a Austrália, enfatizaram a necessidade de se avançar em negociações agrícolas globais – acesso a mercados (corte de tarifas) e apoio doméstico (corte de subsídios).
O objetivo, sobretudo, seria a colaboração para uma maior segurança alimentar no mundo, relata o jornal Valor Econômico. O secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, embaixador Sarquis J.B. Sarquis, que representou o Brasil, disse:
"Houve consenso de que, por mais que se vejam tendências de protecionismo e certa bifurcação do comércio, tornando-se menos global em algumas áreas sensíveis e estratégicas, o comércio internacional continuará a expandir-se por via de cadeias regionais, inter-regionais e globais", afirmou Sarquis citado pelo jornal.
Durante o encontro, os países do grupo das maiores economias do mundo avaliaram que o comércio internacional continuará a se expandir, apesar das turbulências na globalização.
Sarquis acrescentou que "na medida em que consumidores, investidores e produtores buscam aumento e difusão de eficiências econômicas e ambientais, além de redução de volatilidade de preços e diversificação de fornecedores nos setores agrícolas, industrial e de serviços".
Presidente russo, Vladimir Putin (à esquerda), e o líder chinês Xi Jinping (à direita) em Pequim - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2022
Panorama internacional
Na cúpula do G20, Putin e Xi vão mostrar que resistem ao Ocidente, diz mídia chinesa
No envento com membros do G20, o embaixador afirmou "que o Brasil continuará contribuindo para a reforma da OMC e para o seu revigoramento".
O Brasil também voltou a defender uma solução para que o Orgão de Solução de Controvérsias da OMC se torne de novo operacional até a próxima conferencia ministerial da entidade, dentro de dois anos.
O país defende essa ideia porque, segundo Sarquis, muitos apontaram que esse tipo de dinâmica na OMC precisa ser mantido para que a próxima conferência ministerial da entidade possa ter avanços nos pilares de negociações, de solução de controvérsias e de transparência e monitoramento das políticas comerciais dos países membros.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала