- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Se a hipocrisia tivesse um nome, ela se chamaria UE', diz eurodeputada sobre relações com a Líbia

© MAHMUD TURKIAPessoas fazem compra em mercado na capital líbia de Tripoli, 20 de setembro de 2022
Pessoas fazem compra em mercado na capital líbia de Tripoli, 20 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2022
Nos siga no
Clare Daly, deputada do Parlamento Europeu, condenou a política da União Europeia relativamente à Líbia, dizendo que Bruxelas colaborou com a destruição do país e se esqueceu dele.
A Europa ajudou as forças da OTAN "transformar a Líbia em um inferno" e abandonou o país, acusou na quinta-feira (22) uma deputada irlandesa do Parlamento Europeu.
Clare Daly fez as declarações em uma reunião no Parlamento Europeu.
"[...] A Líbia parece sempre estar esquecida. Não consigo recordar qualquer urgência ou resolução aqui desde que comecei confrontando diretamente o fato de que a Líbia é agora um inferno na Terra para as pessoas que vivem lá ou estão presas lá", comentou Daly.
"E dada a responsabilidade direta de vários países europeus para a operação da OTAN que destruiu a Líbia, isso devia sempre estar no topo da nossa agenda", de acordo com ela.
Forças leais e Fathi Bashagha participam de demonstração militar na Líbia, em Augusto de 2022. (Foto de Arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2022
Panorama internacional
Confrontos deixam 12 mortos e 87 feridos na capital da Líbia
Para a eurodeputada, a União Europeia (UE) tem colaborado em "atos de assassinato, tortura, prisão, violação, desaparecimentos forçados, perpetrados nas prisões líbias", e por isso devia colaborar mais para resolver os problemas da Líbia.
"Mas, claro, a realidade é que a UE quer olhar para outro lado. Estamos em todos os crimes contra a humanidade quando são realizados por países fora da UE, mas não queremos ter nada a ver com os que causamos, financiamos, apoiamos, aprovamos. Se a hipocrisia tivesse um nome, ela se chamaria UE."
A Líbia tem estado envolvida em uma guerra civil desde 2011, após uma intervenção militar da OTAN contra o líder Muammar Gaddafi, que levou ao seu assassinato por grupos rebeldes. Como resultado, o país passou a ser governado por grupos rivais, com o comandante militar Khalifa Haftar administrando do leste, enquanto a da ONU é dirigida da capital Tripoli.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала