Pentágono diz estar ciente de que Ucrânia recebeu sistemas de defesa aérea NASAMS, diz porta-voz
© AP Photo / PRNewsFoto / Raytheon CompanyO NASAMS apresentou taxa de sucesso superior a 90% em extensos testes e programas táticos de tiro contra uma variedade de alvos e perfis em cenários desafiadores
© AP Photo / PRNewsFoto / Raytheon Company
Nos siga no
Um porta-voz do Pentágono disse à Sputnik neste domingo (25) que está ciente dos relatos de que a Ucrânia recebeu sistemas nacionais avançados de mísseis terra-ar (NASAMS, na sigla em inglês) fornecido pelos EUA, mas não poderia fornecer mais informações no momento.
"Estou ciente dos relatos de que a Ucrânia recebeu NASAMS, mas não tenho mais nada a oferecer neste momento", disse o porta-voz.
Os Estados Unidos se comprometeram a fornecer oito NASAMS à Ucrânia. São sistemas de defesa aérea terrestre de curto a médio alcance que podem se defender contra drones, helicópteros, mísseis de cruzeiro e aeronaves.
No dia 16 de setembro, o porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder, disse que levaria pelo menos dois meses para que os Estados Unidos entregassem o NASAMS à Ucrânia.
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky disse à CBS News, em uma entrevista que foi ao ar neste domingo, que a Ucrânia já havia recebido o NASAMS.
Ainda no mês de julho, o governo Biden anunciou um pacote de ajuda militar no valor de US$ 820 milhões (cerca de R$ 4,3 bilhões) para Kiev, que incluía dois NASAMS.