Bolsonaro se diz a favor da privatização da Petrobras: 'Existe essa vontade'
21:15 26.09.2022 (atualizado: 23:00 26.09.2022)
© Folhapress / Gabriela BilóPresidente Jair Bolsonaro (PL) participa de abertura da exposição alusiva ao bicentenário da Independência do Brasil, no Palácio do Planalto, em Brasília, 15 de agosto de 2022
© Folhapress / Gabriela Biló
Nos siga no
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta segunda-feira (26), ser favorável à privatização da Petrobras, apesar de reconhecer que há dificuldades em concretizar a medida.
Durante sabatina na TV Record, Bolsonaro defendeu o plano de privatizações de seu governo, que concretizou a desestatização da Eletrobras, e disse que tem vontade de fazer o mesmo com a Petrobras.
"Quando você privatiza alguma coisa, a vantagem é que quem for te suceder não vai fazer o uso político daquela empresa. A vontade em privatizar, de minha parte, existe essa vontade e existe por parte da população brasileira", declarou Bolsonaro.
"Mas nós sabemos da dificuldade de privatizar uma Petrobras e a nossa missão principal é sanear suas dívidas, evitamos o loteamento político da empresa", completou.
O presidente criticou as gestões do PT e acusou os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff de ter utilizado a estatal para "botar apadrinhados e corruptos lá dentro". "Essas pessoas afundaram a Petrobras, quase quebraram a Petrobras", criticou.
Em discurso feito no domingo (25), durante ato no Rio de Janeiro, Lula classificou a proposta de privatização da estatal como "estupidez". "Vamos parar com essa estupidez de querer privatizar a Petrobras. Vamos parar com essa estupidez", afirmou.
© Sputnik / Lucas RochaLula veste jaleco do petroleiros durante ato na quadra da Portela. Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2022
Lula veste jaleco do petroleiros durante ato na quadra da Portela. Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2022
© Sputnik / Lucas Rocha
O ex-presidente chegou a vestir um jaleco dos petroleiros após discursar no evento, reforçando seu apoio à estatal.
Pesquisa divulgada pelo Ipec nesta segunda-feira (26) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o pleito em primeiro turno, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro teria 34% dos votos válidos.