Polônia recomenda que seus cidadãos deixem a Rússia, diz chancelaria polonesa
© AP Photo / Michal DyjukA passagem de fronteira entre a Polônia e a região de Kaliningrado, na Rússia, está fechada, em Goldap, Polônia, 7 de julho de 2022

© AP Photo / Michal Dyjuk
Nos siga no
Nesta terça-feira (27), o Ministério das Relações Exteriores da Polônia recomendou que os cidadãos poloneses deixem o território da Rússia e cancelem viagens em direção ao país.
A recomendação foi divulgada por meio de um comunicado. "Os cidadãos da República da Polônia que permanecem na Rússia são aconselhados a deixar o seu território pelos meios comerciais e privados disponíveis", diz o texto.
A chancelaria polonesa também não recomenda que os cidadãos da Polônia viajem à Rússia.
"O Ministério das Relações Exteriores [da Polônia] desaconselha todas as viagens à Rússia devido à guerra na Ucrânia e o reconhecimento da Polônia pelas autoridades russas como Estado hostil", diz o texto.
© AP Photo / Leonid ShcheglovHomem puxa cerca na fronteira entre Belarus e Polônia, próximo à cidade belarussa de Grodno, em 16 de novembro de 2021

Homem puxa cerca na fronteira entre Belarus e Polônia, próximo à cidade belarussa de Grodno, em 16 de novembro de 2021
© AP Photo / Leonid Shcheglov
A chancelaria salientou que, devido ao número significativamente reduzido de funcionários diplomáticos e consulares da Polônia na Rússia, a possibilidade de prestar assistência consular direta aos cidadãos poloneses é muito limitada.
O ministério também alertou os cidadãos poloneses que "no caso de uma deterioração drástica da situação de segurança, de fechamento das fronteiras ou outras situações imprevistas, a evacuação pode ser significativamente difícil ou mesmo impossível".