- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Presidente da Câmara dos EUA, Pelosi não apoia oferta da Ucrânia à OTAN

© AP Photo / Agência de Imprensa Presidencial da Ucrânia via APImagem divulgada pela assessoria de imprensa presidencial ucraniana em 1º de maio de 2022. O presidente ucraniano Vladimir Zelensky, à direita, concede a Ordem da Princesa Olga à presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, em Kiev
Imagem divulgada pela assessoria de imprensa presidencial ucraniana em 1º de maio de 2022. O presidente ucraniano Vladimir Zelensky, à direita, concede a Ordem da Princesa Olga à presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, em Kiev - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2022
Nos siga no
Em entrevista para um jornal norte-americano, a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, falou sobre a possível adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, disse ao portal Politico que apoia as garantias de segurança para a Ucrânia, mas não considera a tentativa de Kiev de ingressar na aliança militar da OTAN.
No início do dia, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky anunciou que a Ucrânia estava solicitando a adesão à OTAN de maneira acelerada, após o presidente russo Vladimir Putin e os líderes das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, e das regiões de Kherson e Zaporozhie, assinarem os tratados sobre a adesão dos territórios.
"Estamos muito comprometidos com a democracia na Ucrânia", disse Pelosi. "Vamos vencer esta guerra. Mas eu gostaria que eles tivessem uma garantia de segurança", afirmou.
O publicação sustenta que Nancy Pelosi se recusou a apoiar explicitamente a tentativa da Ucrânia de ingressar na OTAN, mesmo após ter sido especificamente questionada sobre o assunto.
Jornalistas preparam microfones enquanto aguardam a chegada do chanceler ucraniano Dmitry Kuleba e do secretário-geral da ONU Jens Stoltenberg para a reunião dos ministros das Relações Exteriores na sede da aliança em Bruxelas, 7 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2022
Panorama internacional
Ucrânia solicita pedido para ingresso na OTAN em regime acelerado, diz Kiev
Citando duas autoridades dos EUA, o Politico informou que o anúncio da Ucrânia, de que estava buscando uma entrada acelerada na OTAN, pegou de surpresa o governo de Joe Biden, presidente dos EUA.
O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse em comentários anteriores que a tentativa da Ucrânia de ingressar na OTAN deve ser abordada em outro momento.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, comentando a declaração de Zelensky, reiterou a posição da aliança militar de "portas abertas", mas enfatizou que a OTAN concentraria seus esforços em ajudar a Ucrânia a defender-se.
Sistema lançador múltiplo de foguetes Himars durante exercício militar Namejs 2022 em Skede, Letônia, 26 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2022
EUA anunciam novo pacote militar para a Ucrânia, preparam novas sanções antirrussas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала