- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Belgrado diz que Kiev silencia sobre bombardeio da OTAN na Iugoslávia, mas pede por sanções à Rússia

© AP Photo / STRUma mulher sérvia não identificada inspeciona os destroços de sua casa, destruída em ataques aéreos da OTAN na vila de Vidrici, perto de Sokolac, cerca de 50 km a nordeste de Sarajevo, 30 de agosto de 1995
Uma mulher sérvia não identificada inspeciona os destroços de sua casa, destruída em ataques aéreos da OTAN na vila de Vidrici, perto de Sokolac, cerca de 50 km a nordeste de Sarajevo, 30 de agosto de 1995 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Nos siga no
Kiev nunca exigiu a imposição de sanções ou a realização de um julgamento para os envolvidos no bombardeio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Iugoslávia, mas ao mesmo tempo exige punição para a Rússia por sua operação militar especial na Ucrânia, disse o ministro do Interior sérvio, Aleksandar Vulin, nesta terça-feira (4).
No início de outubro, o embaixador ucraniano Vladimir Tolkach disse à emissora N1 que Kiev não entendia a posição de Belgrado sobre as sanções contra a Rússia e pediu à Sérvia que se juntasse à política ocidental em relação a Moscou.
"Dezenas de meninos e meninas sérvios foram mortos durante o bombardeio da OTAN. Não me lembro da exigência da Ucrânia de que uma reunião especial do Conselho de Segurança da ONU fosse realizada ou sanções fossem impostas ao agressor contra a Sérvia. Não é tarde demais para a Ucrânia e todos os países que exigem um julgamento por crimes no conflito russo-ucraniano exigirem um julgamento dos assassinos de crianças sérvias durante a agressão da OTAN", disse Vulin citado pelo Ministério do Interior da Sérvia.
Além disso, o funcionário lembrou o apoio consistente e baseado em princípios da Rússia à integridade territorial da Sérvia.
"A Rússia nunca mudará sua posição sobre o falso 'Estado' do Kosovo. E nenhuma declaração ou passo das autoridades russas visa o contrário, assim como nenhuma declaração ou passo de funcionários da União Europeia [UE] ou dos EUA visa retirar o reconhecimento [da independência] do Kosovo ou respeitar a integridade territorial da Sérvia", disse Vulin.
No dia 24 de fevereiro, a Rússia iniciou sua operação militar especial na Ucrânia respondendo aos pedidos de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL). Os países ocidentais responderam impondo sanções abrangentes contra Moscou, ao mesmo tempo que aumentaram seu apoio militar e financeiro a Kiev. A Sérvia está entre os países que mantêm uma posição neutra sobre o assunto e não aderem à maioria das restrições a Moscou, apesar da crescente pressão de Bruxelas e Washington.
Drone carregando grande bandeira ucraniana em Kiev, Ucrânia, em 24 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Operação militar especial russa
Kiev ridiculariza Elon Musk e Papa Francisco por ideias para acordo de paz com Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала