- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.

PDT se reúne em Brasília para analisar apoio a Lula

© FolhapressCiro Gomes (PDT), então candidato à Presidência da República, se reúne com representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em São Paulo, em 23 de setembro de 2022
Ciro Gomes (PDT), então candidato à Presidência da República, se reúne com representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em São Paulo, em 23 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Nos siga no
Partido condicionou apoio à incorporação de três propostas de Ciro Gomes à campanha de Lula. Tebet aguarda posição do MDB e Soraya Thronicke desejou "boa sorte" ao Brasil.
Lideranças da executiva nacional do PDT se reuniram na manhã desta terça-feira (4) para discutir o apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. A reunião, que estava prevista para a próxima quarta-feira (5), foi antecipada para esta manhã.
O PDT condicionou o apoio a Lula à incorporação de três propostas à sua campanha: a adoção do Programa Renda Mínima Universal Eduardo Suplicy, que estabelece uma renda mínima de R$ 1 mil mensais às famílias mais pobres; a adoção do ensino integral em escolas da rede pública; e a adoção do programa de parcelamento para limpar o nome da população endividada. Tais propostas faziam parte do programa de governo de Ciro Gomes (PDT) nas eleições deste ano e de 2018.
Ciro ainda não se posicionou sobre um eventual apoio a Lula, mas, segundo noticiou a CNN Brasil, sua participação na reunião desta manhã, por videoconferência, estava prevista.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o primeiro debate dos candidatos à Presidência da República das eleições de 2022, organizado por Folha, UOL e as TVs Bandeirantes e Cultura, em 28 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Notícias do Brasil
Táticas para o 2º turno: Bolsonaro foca no Nordeste e periferia; Lula em aliança e eleitor distante
Por sua vez, a candidata Simone Tebet (MDB) afirmou já ter tomado sua decisão e deu 48 horas para que seu partido e as legendas que integravam a coligação de apoio à sua campanha — o PSDB, o Cidadania e o Podemos — se posicionem.
Na noite do último domingo (2), logo após o resultado da votação ser anunciado, Tebet discursou em um evento do MDB no qual afirmou que tem lado e que não ficará omissa no segundo turno.

"Roberto [Freire], acelere a decisão do Cidadania. Peço ao MDB que faça o mesmo. E ao PSDB e Podemos que façam o mesmo. Só não esperem de mim — eu que tenho uma trajetória de vida de luta pelo país, neste país que tanto precisa de nós — omissão. Tomem logo a decisão, porque a minha está tomada. Eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo. Só espero que vocês entendam que esse não é qualquer momento do Brasil", disse Tebet no evento.

Já o Partido Novo, do candidato Luiz Felipe D'Avila, divulgou uma nota na qual afirmou que "a polarização venceu".
"Desde o surgimento da nossa instituição, sempre soubemos que não seria fácil e que nosso trabalho é de longo prazo. Em um país com raízes tão fortes na visão de um Estado intervencionista, inchado e paternalista, defender a liberdade e políticas que realmente coloquem o cidadão em primeiro lugar é uma missão especialmente difícil", diz a nota.
Soraya Thronicke e seu partido, o União Brasil, também não se posicionaram ainda. Porém a candidata derrotada publicou uma mensagem nas redes sociais desejando "boa sorte" ao país.
Urna eletrônica usada no segundo turno das eleições brasileiras, no escritório central do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, em 23 de outubro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2022
Eleições 2022
'Ruim com as pesquisas, pior sem elas': o dilema do 2º turno nas eleições presidenciais do Brasil
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала