DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Onda de calor 10 vezes maior que a Terra é detectada na atmosfera de Júpiter

© Foto / ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), I. de Pater et al.; NRAO/AUI NSF, S. DagnelloImagem de Júpiter captada pelo ALMA
Imagem de Júpiter captada pelo ALMA - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2022
Nos siga no
Um estudo revelou que por Júpiter está passando uma forte onda de calor, com tamanho de aproximadamente 130 mil quilômetros de extensão, cuja temperatura chega a 700 °C.
A onda de calor, de aproximadamente 130 mil quilômetros de extensão e cuja temperatura chega a 700 °C, viaja desde o polo norte do planeta e a velocidades de até 2.400 metros por segundo.
Para os especialistas, esta onda de calor pode desvendar o motivo de Júpiter ser mais quente do que os cientistas preveem, segundo o portal SciTechDaily.
Para desvendar o mistério sobre o calor em Júpiter, os cientistas criaram um mapa de distribuição de calor na atmosfera superior de Júpiter.
Conforme observações, Júpiter está mais distante do Sol do que a Terra, recebendo apenas 4% da radiação solar que atinge a Terra, o que resultaria em uma temperatura média de aproximadamente -73 °C, contudo, sua temperatura está em torno de 420 °C, o que deixou os especialistas em alerta, já que possivelmente haveria outro fator contribuinte para esta temperatura.
Os especialistas acreditam que a onda de calor tenha sido resultado de um pulso de plasma de vento solar que impactou seu campo magnético, aumentando o aquecimento das auroras e forçando a expansão dos gases quentes, espalhando-se em direção ao equador.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала