- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA lançam nova estratégia para o Ártico para competir com China e Rússia na região, diz Casa Branca

© Sputnik / M. KurnosovQuebra-gelos Lenin no Ártico (foto de arquivo)
Quebra-gelos Lenin no Ártico (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2022
Nos siga no
Os Estados Unidos estão lançando sua primeira nova estratégia nacional para o Ártico desde 2013, estabelecendo a abordagem do país para a região na próxima década, informaram aos jornalistas altos funcionários do governo estadunidense.
"Este será o primeiro documento da política governamental dos EUA sobre o Ártico desde 2013 […] é uma estratégia que se destina a cobrir o período dos próximos dez anos. Várias coisas mudaram no Ártico desde 2013, o que justifica uma atualização da estratégia. Particularmente, a crise climática no Ártico vem se agravando e, mesmo antes do início deste ano, as circunstâncias geopolíticas no Ártico começaram a mudar", disse um funcionário.
A nova estratégia dos EUA para o Ártico visa posicionar os EUA na concorrência efetiva com a Rússia e a China na região e gerir essas tensões.
"A estratégia reconhece o aumento da concorrência estratégica [...] no Ártico, tanto da Rússia como da RPC [República Popular da China] na última década, e assim aborda e procura posicionar os EUA para efetivamente competir e também gerenciar essas tensões", disse funcionário durante uma teleconferência.
Base russa Trifólio Ártico (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2022
Panorama internacional
MRE russo: Rússia protegerá interesses no Ártico em meio a crescimento da presença da OTAN
Em meados de setembro, Greg Pollock, o diretor principal norte-americano para o Ártico e a Resiliência Global no Departamento de Defesa, disse que os Estados Unidos monitoram de perto as atividades e intenções da Rússia e da China no Ártico.
No final de agosto, o governo Biden elevou o engajamento norte-americano no Ártico e anunciou o novo posto de embaixador-geral para região, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала