'Hipocrisia': Zakharova critica Washington por pedidos de negociação de paz na Ucrânia
16:29 10.10.2022 (atualizado: 17:04 10.10.2022)
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaMaria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia
Nos siga no
Nesta segunda-feira (10), a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, declarou que os pedidos de Washington por negociações de paz na Ucrânia não passam de "hipocrisia". Ela comentou uma fala recente de John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
Mais cedo, Kirby afirmou que uma saída para o conflito ucraniano deveria ser procurada por meio da diplomacia e apontou que Washington não acredita que a Rússia tenha real intenção de negociar com Kiev.
"Não há nada a não ser hipocrisia e uma tentativa mal escondida de colocar sobre nós uma 'derrota estratégica' por trás desses pedidos de paz", disse Zakharova ao comentar a declaração de Kirby.
A representante salientou que os pedidos de paz feitos por Washington são ouvidos "em meio ao envio em larga escala de armamentos ao regime pró-nazi da Ucrânia".
Zakharova também afirmou que enquanto os EUA estiverem encorajando as atividades subversivas de Kiev, "mais problemático será encontrar caminhos para soluções diplomáticas" em relação ao conflito na região.
© AP Photo / Andrew HarnikJohn Kirby, então secretário de imprensa do Pentágono, durante briefing no Pentágono, em Washington, nos EUA, em 3 de fevereiro de 2022
John Kirby, então secretário de imprensa do Pentágono, durante briefing no Pentágono, em Washington, nos EUA, em 3 de fevereiro de 2022
© AP Photo / Andrew Harnik
Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, os EUA intensificaram o envio de armas a Kiev, incluindo equipamentos sofisticados de artilharia de longo alcance. Além do apoio militar, Washington lidera um grupo de países aliados, incluindo o Reino Unido e lideranças da União Europeia, em uma tentativa de sufocamento econômico da Rússia por meio de sanções abrangentes.