- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

López Obrador sobre pedido para Zelensky falar no Congresso: 'Se querem fazer propaganda, não afeta'

© Foto / Cortesía de la Presidencia de México Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador
Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2022
Nos siga no
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que vai caber ao Poder Legislativo decidir se vai dar ou não espaço ao presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, para transmitir um discurso. No entanto, o presidente lembrou a posição de neutralidade do governo de seu país.
Questionado sobre o pedido de um representante do Congresso ucraniano ao presidente da Câmara dos Deputados mexicana, Santiago Creel, para que o presidente Vladimir Zelensky transmitisse uma mensagem, o presidente mexicano afirmou que essa decisão cabe ao Legislativo.
"Isso é assunto do Poder Legislativo, não tenho nenhum problema que o presidente da Ucrânia, o presidente da Rússia, o presidente da China e qualquer presidente possam falar", disse.
No entanto, lembrou que seu país tem uma política externa que estabelece o princípio da não intervenção e da solução pacífica de divergências. Além disso, destacou que se "querem fazer propaganda", isso não afeta em nada o povo mexicano.
"Se eles querem informar, bem, fazer propaganda, também não afeta em nada. Ontem eu estava falando sobre o nível de maturidade política do nosso povo, aqui as pessoas não engolem nenhum prato de mentira por mais bem cozido que esteja", afirmou.
Durante sua entrevista coletiva no Palácio Nacional, o presidente mexicano acrescentou que seu governo mantém uma posição neutra diante do conflito no Leste Europeu.
"Não queremos nos envolver, é neutralidade", disse López Obrador depois de falar sobre o acordo entre México e Rússia sobre cooperação na exploração e uso do espaço sideral para fins pacíficos, que reiterou não ter propósito de espionagem.
O chanceler do México, Marcelo Ebrard, discursa na Assembleia Geral da ONU. Nova York, 22 de setembro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2022
Panorama internacional
México propõe à ONU criação de comitê para mediar crise na Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала