Expedição Langsdorff ganha releitura de artista mineira em museu histórico da Rússia
06:55 16.10.2022 (atualizado: 14:09 16.10.2022)
© Foto / Shelokov Visitante do Museu-Parque Tsaritsyno observa obra da artista mineira Aline Xavier Mineiro Álvares, em Moscou, Rússia, 15 de outubro de 2022
© Foto / Shelokov
Nos siga no
Especiais
Embaixada do Brasil em Moscou inaugura exposição da artista Aline Xavier Mineiro para revisitar a expedição do explorador e diplomata russo Grigori Langsdorff pelo território brasileiro.
Neste sábado (15), a Embaixada do Brasil em Moscou e o Museu-Parque Tsaritsyno inauguraram a exposição "Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos", da artista contemporânea mineira Aline Xavier Mineiro.
Durante três meses de residência artística em Moscou e São Petersburgo, Aline se debruçou sobre os arquivos e artefatos coletados pelo explorador e diplomata russo Grigori Langsdorff durante suas expedições pelo Brasil, realizadas entre 1822 e 1829.
© Sputnik / Vladimir BaranovCrianças visitam a residência de verão da imperatriz russa Catarina II, no Museu-Parque Tsaritsyno, em Moscou (foto de arquivo)
Crianças visitam a residência de verão da imperatriz russa Catarina II, no Museu-Parque Tsaritsyno, em Moscou (foto de arquivo)
© Sputnik / Vladimir Baranov
A artista analisou os mapas, desenhos, gravuras, herbário e animais empalhados coletados por Lansdorff para criar uma exposição interdisciplinar, com vídeos, fotos, música e esculturas, aliando a arte contemporânea com a pesquisa científica.
A cerimônia de inauguração da exposição foi realizada no Palácio Tsaritsyno, construído em 1775 para ser a residência de verão da imperatriz russa Catarina II. Atualmente, o palácio está localizado em uma parque de grande extensão na região sul da capital russa e abriga diversos eventos da agenda cultural moscovita.
"Durante a preparação do projeto fiquei surpresa de saber que os arquivos estavam todos em São Petersburgo, e eu queria muito vê-los com os meus próprios olhos", disse Aline Xavier Mineiro à Sputnik Brasil. "Como artista contemporânea, decidi responder criativamente a esses arquivos, usando os instrumentos que me são mais familiares, como as ferramentas digitais."
© Foto / Shelkov Artista Aline Xavier Mineiro Álvares e o embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo Baena Soares, durante cerimônia de abertura da exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos”, em Moscou, Rússia, 15 de outubro de 2022
Artista Aline Xavier Mineiro Álvares e o embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo Baena Soares, durante cerimônia de abertura da exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos”, em Moscou, Rússia, 15 de outubro de 2022
© Foto / Shelkov
A artista se diz satisfeita com a sua estadia na Rússia, dividida entre períodos em São Petersburgo para condução de pesquisa em arquivos e Moscou para a realização das obras e organização da exposição "Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos".
"Difícil dizer qual a cidade que eu mais gostei. São Petersburgo me encantou muito, mas em Moscou eu conheci profissionais como eu nunca tinha trabalhado na vida. A cooperação com os russos no dia a dia foi incrível", relata Aline. "Eu trabalho com arte e cultura há mais de 15 anos, e ver como alguns especialistas trabalham aqui foi comovente. A precisão, o trato, a colaboração, o esforço para entender a ideia e ajudar a materializá-la."
© Sputnik / Vladimir BaranovMuseu-Parque Tsaritsyno, que abriga a residência de verão da imperatriz russa Catarina II, em Moscou, Rússia (foto de arquivo)
Museu-Parque Tsaritsyno, que abriga a residência de verão da imperatriz russa Catarina II, em Moscou, Rússia (foto de arquivo)
© Sputnik / Vladimir Baranov
Com o apoio da Embaixada do Brasil em Moscou, o trabalho de Aline Xavier Mineiro se insere nas comemorações dos 200 anos da independência do Brasil e no fortalecimento das relações culturais entre o Brasil e a Rússia em um contexto internacional desafiador.
"Eu saio uma artista diferente depois dessa experiência. É um país muito apurado esteticamente, com imensa tradição. Precisamos recuperar essa Rússia que a gente gosta tanto", concluiu a artista mineira.
Neste sábado (15), a Embaixada do Brasil em Moscou e o Museu-Reserva Tsaritsyno inauguraram a exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos”, da artista contemporânea mineira Aline Xavier Mineiro. A exposição ficará aberta ao público até o dia 15 de janeiro de 2023.
© Foto / ShelkovVisitantes da exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos” observam obra da artista mineira Aline Xavier Mineiro Álvares, em Moscou, Rússia, 15 de outubro de 2022
Visitantes da exposição “Expedição Langsdorff: Diante de seus olhos” observam obra da artista mineira Aline Xavier Mineiro Álvares, em Moscou, Rússia, 15 de outubro de 2022
© Foto / Shelkov