China pode afastar EUA de status de principais exportadores de armas, sugere especialista

© AP Photo / Xinhua, Liu DaweiCaça chinês J-31
Caça chinês J-31 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2022
Nos siga no
China pode afastar Estados Unidos do seu status de principais exportadores de armas do mundo, disse à Sputnik Wesley Hallman, vice-presidente da Associação Industrial Nacional de Defesa dos EUA.
"Penso que nossos sistemas ainda são qualitativamente melhores, embora a China tenha reduzido o atraso nesse sentido", observou Hallman.
De acordo com ele, o desenvolvimento ativo das exportações de armas da China é motivo de preocupação. O especialista ressaltou a insatisfação de muitos países com o complexo processo burocrático de aprovação das vendas de armas pelos EUA.
"Se você olhar para a China, verá que eles não têm que passar por esse tipo de dificuldade. Eles não fornecem [armas] para tantos [países] e provavelmente são mais livres em termos de disponibilidade de produção", observou o especialista.
"Temos restrições rigorosas sobre a transferência para [países] terceiros, restrições rígidas se aplicam para onde essas armas podem ser usadas", acrescentou, enfatizando que o risco de uso de armas dos EUA em violação dos termos de venda "sempre existe".
Aviação chinesa participa da parada militar em comemoração de 70 aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, Pequim, China, 3 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2020
Como China se torna um dos maiores exportadores de armas?
De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (SIPRI, na sigla em inglês), os EUA representaram 39% das exportações mundiais de armas entre 2017 e 2021. Em segundo lugar ficou a Rússia com uma quota do mercado de 19%, ficando a China em quarto lugar com 4,6%.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала