- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Khamenei promete retaliação após ataque terrorista no Irã: 'Perpetradores certamente serão punidos'

© AP Photo / Mídia AssociadaO líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano)
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano) - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2022
Nos siga no
O líder supremo do Irã disse que o país precisa ficar unido para que todos tenham a responsabilidade de confrontar o inimigo, bem como seus agentes "traidores ou ignorantes".
Nesta quinta-feira (27), em um comunicado lido na TV estatal, o aiatolá Ali Khamenei, disse que o Irã vai retaliar contra aqueles que ameaçam a segurança do país após o ataque no mausoléu de Shah Cheragh, na cidade iraniana de Shiraz, ontem (26).
O ato de violência, posteriormente reivindicado pelo Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), deixou 15 pessoas mortas e dezenas de feridas.
Khamenei disse que os agressores "certamente serão punidos" e pediu aos iranianos que se unam, segundo a agência iraniana Tasnim.

"Todos nós temos o dever de lidar com o inimigo e seus agentes traidores ou ignorantes [...] o perpetrador ou os perpetradores deste crime certamente serão punidos", disse Khamenei um dia após o ataque matar 15 pessoas.

Autoridades iranianas disseram que prenderam um atirador que realizou o ataque, relata a Tasnim. A mídia estatal culpou os "takfiri terroristas" – classificação que Teerã usa para militantes muçulmanos sunitas radicais, como o Daesh.
Imagens de câmeras de segurança transmitidas pela TV estatal hoje (27) mostraram o agressor entrando no mausoléu depois de esconder um rifle de assalto em uma bolsa e atirar enquanto os fiéis tentavam fugir e se esconder nos corredores.
Um alto funcionário iraniano citado pela mídia afirmou que o suposto agressor estava em estado crítico depois de ser baleado pela polícia.
"Ainda não conseguimos interrogá-lo", disse o vice-governador da província de Fars para Assuntos Políticos, de Segurança e Sociais, Easmail Mohebipou.
Ainda segundo Mohebipou, o ataque de ontem (26) aconteceu na hora em que as pessoas estavam reunidas para as orações noturnas no mausoléu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала