'Líder respeitado': Trump critica Lula e pede voto em Bolsonaro
14:33 28.10.2022 (atualizado: 15:21 28.10.2022)
© Foto / Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (à direita), durante reunião bilateral com Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos (foto de arquivo)
© Foto / Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0
Nos siga no
Nesta sexta-feira (28), o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump usou as redes sociais para pedir votos para o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL). Trump também chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de "lunático".
A mensagem foi publicada na plataforma do ex-presidente, Truth Social. Nela, Trump afirma que Bolsonaro "nunca vai te decepcionar" e descreve o presidente brasileiro como um "respeitado líder" com um "grande coração".
O republicano chamou Lula de "lunático de esquerda radical" e afirmou que o ex-presidente brasileiro "destruirá" o "tremendo progresso" que ele atribui a Bolsonaro. Segundo Trump, o atual presidente fez do Brasil um país "respeitado novamente".
Essa não foi a primeira vez que Trump demonstrou apoio à candidatura de Bolsonaro. Em setembro, o ex-presidente já havia divulgado mensagens de suporte à reeleição do presidente brasileiro.
Derrotado por Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA, em 2020, Trump fez campanha alegando fraude eleitoral e colocou os resultados das urnas em suspeição. A crise instaurada por Trump terminou com a invasão do Capitólio, em Washington, em uma tentativa de apoiadores do republicano de impedir que o Congresso confirmasse o resultado das eleições.
© AP Photo / Manuel Balce CenetaMembro de teoria da conspiração favorável a Trump discute com agente de segurança do país durante invasão do Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro de 2021
Membro de teoria da conspiração favorável a Trump discute com agente de segurança do país durante invasão do Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro de 2021
© AP Photo / Manuel Balce Ceneta
Há temores de que Bolsonaro faça o mesmo no Brasil, uma vez que o presidente é abertamente admirador e aliado de Trump e questiona, sem provas, a lisura do processo eleitoral brasileiro. Diferentemente de Trump, porém, Bolsonaro foi eleito diversas vezes no Brasil por esse mesmo sistema eleitoral.
No primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras, Bolsonaro foi derrotado por Lula. O candidato petista teve 48% dos votos, enquanto o atual presidente teve 43%.
Para o segundo turno, marcado para o domingo (30), o ex-presidente segue liderando as pesquisas de intenção de voto. Segundo o mais recente levantamento do instituto Datafolha, Lula tem 49%, e Bolsonaro, 44%, em votos totais. Já em votos válidos, o petista tem 53%, e o presidente, 47%.