- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

EUA dizem que 'lamentam' interrupção de acordo de grãos e pedem para que Rússia o retome

© Sputnik / Dmitry Makeev Colheita de grãos nos territórios libertados da região de Zaporozhie, 16 de julho de 2022
Colheita de grãos nos territórios libertados da região de Zaporozhie, 16 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2022
Nos siga no
Os Estados Unidos estão pedindo que a Rússia que retome sua participação na iniciativa do acordo alimentar do mar Negro, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, neste sábado (29).
Mais cedo, o Ministério da Defesa russo disse que a Rússia estava suspendendo sua participação no acordo de grãos após o ataque de drones da Ucrânia contra navios da Frota Russa do mar Negro, na baía de Sebastopol.

"Os Estados Unidos lamentam a suspensão da Rússia de sua participação nas operações da Iniciativa de Grãos do mar Negro, mediada pela ONU [Organização das Nações Unidas]. Instamos todas as partes a manter essa iniciativa essencial e que salva vidas funcionando", disse Blinken em comunicado.

Navio de desembarque Yamal da Frota do Mar Negro da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2022
Operação militar especial russa
Ataque em Sevastopol foi preparado sob orientação de especialistas britânicos, diz MD russo
De acordo com Blinken, o acordo de grãos permitiu movimentar mais de 9 milhões de toneladas métricas de alimentos e "derrubou os preços em todo o mundo".
O secretário de Estado dos EUA acusou a Rússia de usar alimentos como "arma" e afirmou que a iniciativa de grãos de Istambul "foi um sucesso e deve continuar".

"Pedimos ao governo da Rússia que retome sua participação na Iniciativa, cumpra integralmente o acordo e trabalhe para garantir que as pessoas em todo o mundo continuem a receber os benefícios facilitados pelo acordo", disse Blinken.

Ismini Palla, porta-voz da ONU para a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, disse em um comunicado no sábado (29) que a Rússia informou o coordenador da ONU no Centro de Coordenação Conjunta em Istambul, que controla o transporte de grãos ucranianos, sobre suas preocupações em relação à segurança de navios civis viajando sob a iniciativa de grãos.
Segundo Palla, o centro não conseguiu chegar a um acordo sobre a movimentação de embarcações de entrada e saída no domingo (30).
O vice-enviado russo às Nações Unidas, Dmitry Polyanskiy, disse no sábado (29) que a Rússia solicitou uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas na segunda-feira (31) para discutir o ataque de drones da Ucrânia a navios e infraestrutura da Frota Russa do mar Negro em Sebastopol, que pressionou Moscou a suspender sua participação no acordo alimentar.
Drone norte-americano RQ-4 Global Hawk. Esta é uma das aeronaves estacionadas na base aérea de Al-Dhafra - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2022
Panorama internacional
Drone de reconhecimento dos EUA voa por várias horas perto da Crimeia (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала