- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

MRE russo insta Zelensky e Ocidente a cessarem provocações na usina nuclear de Zaporozhie

© SputnikDestruição no território da usina nuclear em Energodar, foto publicada em 14 de abril de 2022
Destruição no território da usina nuclear em Energodar, foto publicada em 14 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2022
Nos siga no
Moscou condenou o que disse ser a continuação das tentativas de Kiev e dos países ocidentais de realizar provocações na usina nuclear de Zaporozhie para recuperar o controle dela.
Kiev não deixou os planos de recuperar o controle da usina nuclear de Zaporozhie, Moscou insta Zelensky e seus patrocinadores ocidentais a pararem com provocações no local, afirmou na segunda-feira (31) o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"O regime de Kiev não está abandonando seus planos de retomar o controle da usina nuclear de Zaporozhie e está realizando ataques contra sua infraestrutura crítica, ameaçando a Europa com um desastre causado pelo homem e a morte de milhares de civis", disse o ministério em um comunicado.
"Exortamos o regime de Vladimir Zelensky e seus patrocinadores ocidentais a pararem com suas provocações imprudentes e propensas a acidentes contra a usina nuclear de Zaporozhie, que poderiam levar a consequências mais graves."
No domingo (30), a artilharia ucraniana bombardeou a cidade de Energodar e o território adjacente à usina nuclear de Zaporozhie três vezes durante o dia. Foram disparados dez projéteis, mas o fogo foi reprimido pela artilharia russa, e a situação de radiação na usina continua normalizada, contou o Ministério da Defesa da Rússia.
Espiral do prédio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia em Moscou, Rússia, foto publicada em 18 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2022
Panorama internacional
MRE russo: exigimos a Kiev e Ocidente que parem de levar o mundo a catástrofe nuclear
A maior usina nuclear da Europa no número de unidades e capacidade instalada está sob a proteção dos militares russos desde março. A chancelaria russa sublinha que a presença militar russa é justificada para prevenir vazamentos de material nuclear e radioativo. Os militares ucranianos continuam bombardeando regularmente a cidade de Energodar e os arredores.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала