- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Egito convida Lula para ir à COP27; Marina Silva é cotada para integrar comitiva

© Ricardo Stuckert/DivulgaçãoLula durante entrevista com youtubers e mídias independentes, em abril
Lula durante entrevista com youtubers e mídias independentes, em abril - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2022
Nos siga no
Petista recebeu convite e parabenização do presidente egípcio por sua eleição. No ano passado, o Brasil assinou uma série de acordos no evento que não foram cumpridos ao longo de 2022.
Segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffman, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva aceitou o convite do Egito para comparecer à Cúpula das Nações Unidas para o Clima, a COP 27.
"Ele [Lula] foi convidado pelo Consórcio [Interestadual da Amazônia Legal], recebeu um convite do governador Waldez [Góes, do Amapá, presidente do consórcio] para acompanhá-los neste evento. Ele irá, está vendo a melhor semana para ir", disse Gleisi.
Ao mesmo tempo, o recém-eleito mandatário recebeu convite do governo do Egito, escreve o UOL.
Joaquim Alvaro Pereira Leite, ministro do Meio Ambiente do Brasil (à esquerda), e Caio Paes de Andrade, secretário do Ministério da Economia do Brasil, durante reunião na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP26), em Glasgow, na Escócia, em 11 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2022
Panorama internacional
Mídia: perto da COP27, Brasil não cumpriu ações acordadas na COP26 e pode ser pária internacional
No convite, o presidente do egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, parabenizou o petista pela vitória e diz que quer cooperar com o novo chefe de Estado.

"Acredito que o Brasil é capaz de ter um papel positivo e construtivo durante a cúpula para promover uma ação climática no nível internacional", escreveu al-Sisi.

A mídia relata que a ida de Lula é delicada, porque, tradicionalmente, o normal seria a presença do presidente em exercício também. O PT, no entanto, não está em conversa, nem cogita de Lula ir junto ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
O grupo que vai acompanhar o petista ainda não está definido, entretanto, a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) é uma das cotadas. Marina foi ministra do Meio Ambiente nos dois primeiros governos de Lula.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала