- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Espanha fecha brevemente parte do espaço aéreo por riscos de destroços de foguete chinês

© AFP 2023 / Mídia AssociadaUm foguete Longa Marcha 5B, carregando o módulo central da estação espacial Tianhe da China, decola do Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na província de Hainan, no sul da China, em 29 de abril de 2021
Um foguete Longa Marcha 5B, carregando o módulo central da estação espacial Tianhe da China, decola do Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na província de Hainan, no sul da China, em 29 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2022
Nos siga no
Nesta sexta-feira (4), a Espanha fechou por 40 minutos partes de seu espaço aéreo devido aos destroços do foguete chinês Long March 5B reentrando na atmosfera da Terra. Os aeroportos de Barcelona e Ibiza estão entre os afetados pelo ocorrido.
A decisão veio depois que a China enviou seu poderoso foguete Long March 5B (CZ-5B) para entregar o módulo final de sua estação espacial Tiangong. Esperava-se que a maior parte do remanescente queimasse durante sua descida, mas uma parte do foguete está agora fazendo uma reentrada descontrolada na Terra, segundo a BBC.

"Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos das 09h38 [05h38 horário de Brasília] às 10h18 [06h18] na Catalunha e em outras comunidades", disse o governo espanhol citado pela mídia.

O Long March 5B, o foguete mais poderoso de Pequim, decolou em 31 de outubro do sul da China para entregar o último módulo da estação espacial chinesa atualmente em construção. À medida que a gravidade puxa o foguete de volta à Terra, espera-se que a maior parte dele queime na reentrada, embora haja preocupações que pedaços consideráveis ​​possam sobreviver.
Foguete transportador chinês Kuaizhou-1A - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2022
Panorama internacional
China lança novo satélite por foguete transportador com sucesso (VÍDEO)
O Serviço de Vigilância e Rastreamento Espacial da União Europeia (EUSST, na sigla em inglês) disse que os detritos provavelmente voltarão a entrar na atmosfera da Terra no meio do Atlântico e possivelmente pousarão no mar, mas também alertou que o norte da Espanha e Portugal e o sul da Itália também estão dentro da trajetória potencial.
"A probabilidade estatística de um impacto no solo em áreas povoadas é baixa. Essas previsões, no entanto, vêm com incertezas, e uma estimativa melhor só será possível perto da reentrada", disse o EUSST.
O Ministério das Relações Exteriores chinês, através do porta-voz, Zhao Lijian, disse que a reentrada do foguete na atmosfera é uma prática internacional comum, de acordo com a Reuters.
"Entende-se que o tipo de foguete que você mencionou usa tecnologia especial projetada para que a grande maioria dos componentes que serão destruídos por ablação durante a reentrada na atmosfera, e a probabilidade de causar danos às atividades de aviação e ao solo seja extremamente baixa", afirmou Zhao.
Esse foi o quarto voo da Long March 5B desde seu lançamento inaugural em maio de 2020.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала