Força Aérea da Coreia do Sul é acionada após detecção de 180 caças da Coreia do Norte
© AP Photo / Hong In-chul Caças F-16 da Força Aérea dos EUA na base de Kunsan, Coreia do Sul (arquivo)
© AP Photo / Hong In-chul
Nos siga no
A agência de notícias Yonhap informou que Seul acionou 80 caças após detectar a movimentação de mais de 180 aeronaves militares sul-coreanas próximo da fronteira entre os dois países.
De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, as aeronaves norte-coreanas estão operando em diversas áreas, inclusive ao norte da Linha de Ação Tática, e nos mares ocidentais e orientais.
Em resposta, a Força Aérea sul-coreana mobilizou aproximadamente 80 caças furtivos, entre eles, os F-35A.
"O Exército sul-coreano mantém uma postura firme de preparação para novas provocações, ao mesmo tempo em que vigia estreitamente os acontecimentos relacionados com o Exército norte-coreano sob uma estreita cooperação entre a Coreia [do Sul] e os EUA", indicou o Estado-Maior Conjunto.
Nas últimas semanas, Seul e Washington promoveram os maiores exercícios militares aéreos conjuntos em décadas. O treinamento conjunto deveria ter cinco dias, mas foi estendido depois que a Coreia do Norte fez os primeiros disparos.
Em resposta aos exercícios conjuntos provocativos feitos pela Coreia do Sul e pelos Estados Unidos, Pyongyang lançou uma série de mísseis.