Novo drone da China 'complemento de ala' pode alterar conceito de combate aéreo, diz produtor
© ALY SONGModelo de drone FH-97 da Feihong é visto de lado em exibição na Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China, ou Show Aéreo da China, em Zhuhai, província de Guangdong, China, 29 de setembro de 2021
© ALY SONG
Nos siga no
Novo drone da China FH-97A do tipo loyal wingman, um tipo de veículo aéreo não tripulado (VANT) que pode acompanhar aeronaves tripuladas em suas missões e fornecer dados de inteligência, pode mudar muito o conceito de combate aéreo, segundo empresa desenvolvedora.
O drone estreou no Airshow China 2022 realizado em Zhuhai, província de Guangdong, no início de novembro. No evento o projetista-chefe disse que essa nova tecnologia deve mudar muito o conceito de combate aéreo convencional. Desenvolvido pela Feihong Company, o drone FH-97A loyal wingman, ou "ala leal", para caça foi exibido ao público pela primeira no referido show aéreo.
"Loyal wingman é um tópico importante na área dos VANTs nos últimos anos, e é amplamente considerado como uma parte importante do futuro sistema de combate não tripulado", disse em entrevista exclusiva ao jornal Global Times Deng Shuai, seu designer-chefe, durante o evento.
Há uma ideia generalizada na indústria de drones segundo a qual espera-se que este tipo de drones ala leal altere bastante o padrão de combate aéreo tripulado, criando um novo nicho no sistema de combate aéreo, observou Deng.
Com base neste conceito de combate de ponta, o drone FH-97A foi projetado como um novo sistema de formação de VANT autônomo. Ele pode manter uma formação compacta e coordenar eficientemente com aeronaves de combate tripuladas para efetuar operações de superioridade aérea, supressão de defesa antiaérea e missões de escolta aérea, informaram os desenvolvedores ao jornal.
Latest Video: The newest loyal wingman of the J-20, the FH-97A, is responsible for anti-air operations. (Click the link for whole video)https://t.co/t8YouU6PPO pic.twitter.com/nJIDwIDtyB
— 彩云香江 (@louischeung_hk) November 7, 2022
Vídeo mais recente: o mais novo ala leal do J-20, o FH-97А, é responsável por operações antiaéreas.
O FH-97A pode realizar reconhecimento colaborativo com aeronaves para missões especiais, já que consegue detectar ameaças potenciais e fornecer alerta precoce voando à frente da aeronave tripulada, ou também é capaz de estender o tempo e o escopo de reconhecimento, aproveitando sua longa autonomia de voo e alcance.
Ao cooperar com um jato de caça, o FH-97A pode realizar a supressão da defesa antiaérea transportando cargas úteis de reconhecimento e bloqueio eletrônicos e conduzir tarefas de reconhecimento e interferência em área próxima, o que pode permitir que o caça penetre na defesa do adversário e paralise o seu sistema de defesa antiaérea.
"O FH-97A não é apenas um [aparelho] sensor, mas também um depósito de munições e um assistente inteligente para pilotos. Ele pode estender a consciência situacional do piloto e escopo de ataque, e usando os FH-97A em grande número, cada drone ala leal pode se tornar um núcleo inteligente do sistema de combate aéreo, obter informações de combate locais e as filtrar e integrar para formar uma situação de campo de batalha mais ampla, ajudar os pilotos a tomar decisões […]", explicou Deng.
No Airshow China 2021, a empresa Feihong exibiu uma nova geração de sistemas de drones multipropósito e de alta velocidade chamada FH-97, que está dotada de um design furtivo e pode alcançar rapidamente zonas de combate em um raio de 1.000 quilômetros. Já o FH-97А mostrado no show aéreo deste ano passou por grandes alterações e atualizações com base no FH-97 em aparência e função.