EUA estão elaborando meios para neutralizar armas nucleares da Rússia, alega revista do MD russo
07:29 09.11.2022 (atualizado: 07:57 09.11.2022)
© Sputnik / Mikhail Voskresensky / Acessar o banco de imagensA life-size replica of the most powerful detonated nuclear bomb in history, better known as the Tsar Bomba, will be displayed at a historical exhibition in downtown Moscow.
© Sputnik / Mikhail Voskresensky
/ Nos siga no
Os Estados Unidos estão desenvolvendo meios para permitir que as armas nucleares da Rússia sejam destruídas preventivamente e impeçam qualquer decisão do comando russo de lançamento em caso de ataque, informou a revista Military Thought (Pensamento Militar) do Ministério da Defesa russo, nesta quarta-feira (9).
Os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) substituíram a teoria tradicional de dissuasão por uma teoria de ação preventiva, disse a revista militar russa, acrescentando que os EUA querem combinar armas nucleares e estratégicas não nucleares em sua dissuasão da Rússia.
"No médio prazo, os Estados Unidos aspiram obter armas estratégicas não nucleares com curto tempo de voo para um alvo que não se enquadre em nenhuma restrição bilateral ou internacional, cuja utilização possibilite a realização de missões estratégicas ofensivas, possibilitando a eliminação de uma grande parte das armas nucleares russas antes que a decisão de lançamento sob ataque seja tomada pelo supremo comandante em chefe das Forças Armadas da Federação da Rússia", diz a revista.
A longo prazo, Washington planeja desenvolver um complexo estratégico de ataque de reconhecimento, incluindo uma arma de energia direcionada e outros sistemas avançados de armas, disse a revista. Antes que isso possa ser alcançado, os EUA querem uma estrutura de defesa transitória que inclua meios existentes e novos de impacto cinético e não cinético, global e regional e de impacto nuclear.