- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em conversa olho no olho, Trudeau fala para Xi sobre preocupações de 'interferência' da China

© AFP 2023 / Nhac NguyeanO primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, fala durante a Cúpula ASEAN-Canadá como parte das 40ª e 41ª Cúpulas da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em Phnom Penh em 12 de novembro de 2022
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, fala durante a Cúpula ASEAN-Canadá como parte das 40ª e 41ª Cúpulas da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em Phnom Penh em 12 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2022
Nos siga no
Autoridades se encontraram na cúpula do G20 e, em encontro informal em um salão lotado de pessoas, primeiro-ministro canadense foi direto ao expressar suas preocupações sobre supostas interferências chinesas em seu país.
Em conversa em um salão lotado de pessoas durante o G20, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, levantou "sérias preocupações" sobre a suspeita de interferência doméstica da China em conversas com o presidente chinês, Xi Jinping, nesta terça-feira (15).
Os líderes também discutiram a operação russa da Ucrânia, Coreia do Norte e a importância da cúpula de dezembro em Montreal "para proteger a natureza e combater as mudanças climáticas", disse uma fonte do governo canadense à Reuters. Xi e Trudeau também falaram sobre "a importância do diálogo contínuo", disse a fonte.
Uma foto mostra os dois líderes se encarando em uma sala lotada onde conversaram por cerca de 10 minutos. O contexto pode se compara a uma reunião a portas fechadas de três horas e meia entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e Xi na segunda-feira (14).
"Trudeau e o presidente chinês Xi Jinping se encontram frente a frente no G20 na Indonésia|CBC News"
As tensões diplomáticas entre o Canadá e a China estão altas desde a detenção do executivo da Huawei, Meng Wanzhou, em 2018, e a subsequente prisão de dois canadenses em Pequim por acusações de espionagem.
Ainda hoje (15), o pesquisador Yuesheng Wang foi preso no Canadá acusado de espionagem por supostamente tentar roubar segredos comerciais para Pequim, relata a mídia.
Procurada pela reportagem, a Embaixada da China em Ottawa não respondeu imediatamente para confirmar a reunião ou os pontos de discussão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала