- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA não poupam esforços para usar Índia como objeto de ataque contra Rússia, diz especialista

© AP Photo / Evan VucciO premiê indiano, Narendra Modi (à esquerda), participa de encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden (à direita), durante cúpula do Quad, em Tóquio, Japão, 24 de maio de 2022
O premiê indiano, Narendra Modi (à esquerda), participa de encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden (à direita), durante cúpula do Quad, em Tóquio, Japão, 24 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2022
Nos siga no
Anteriormente, a Casa Branca por vezes alertou a Índia sobre a importação do petróleo russo, contudo Nova Deli ignorou a pressão norte-americana, deixando a administração Biden em desespero por ter falhado em convencer os indianos.
Atualmente, todos os representantes norte-americanos garantem que os EUA querem ser os "parceiros ideais" da Índia em defesa, e o especialista Shivan Chanana explica o que está por trás desta mudança radical da política adotada pela administração Biden.
Hoje, a Índia é um dos países que estão no topo da lista em gastos com defesa e munições, sendo a Rússia sua principal fornecedora, com 66,5% de todo o fornecimento de armas à Índia entre 2000 e 2020.
Além disso, os indianos se tornaram o segundo maior importador de petróleo da Rússia, tanto que em outubro os russos se tornaram os maiores fornecedores de recursos energéticos da Índia, o que demonstra uma parceria valiosa e que está sendo "abalada" devido à pressão das sanções norte-americanas.
Vladimir Putin, presidente da Rússia (à esquerda), e Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, apertam as mãos durante encontro em Nova Deli, na Índia, em 6 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2022
Panorama internacional
Laços energéticos de Índia e Rússia não entram em conflito com sanções ocidentais, dizem EUA
Usando a velha e conhecida estratégia de pressão, os EUA impuseram sanções a Moscou, esperando que os indianos seguissem seu caminho e passassem a ignorar a Rússia, contudo, o resultado não foi o que os norte-americanos tanto esperavam e, em vez disso, a Índia manteve suas relações com os russos.
Em resposta, a Índia afirmou que o país não mantém o foco no petróleo da Rússia, mas, sim, nos melhores recursos energéticos do mercado, e reforçou considerar a estratégia norte-americana uma abordagem pouco justa.
Sendo assim, o especialista destaca ao Wion News que os EUA não estão poupando esforços para conquistar dois grandes mercados, os de recursos energéticos e o de defesa, o que seria um grande golpe para a Rússia.
Os chanceleres da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e da Rússia, Sergei Lavrov, se cumprimentam após encontro em Moscou, 8 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2022
Panorama internacional
'Boas perspectivas': Lavrov cita tecnologia nuclear e enfatiza cooperação energética com a Índia
Além disso, os EUA consideram a Índia uma aliada na região do Indo-Pacífico, onde outro grande rival norte-americano está localizado, a China, que, por sua vez, também é parceira da Rússia.
O especialista enfatiza que os EUA estão fazendo papel de "bom samaritano" apenas para afastar a Índia da Rússia, reduzindo os fornecimentos e o comércio entre os dois países, contudo, os norte-americanos são a verdadeira razão dos laços militares entre os dois países, visto que os Estados ocidentais se recusaram a fornecer armas à Índia por décadas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала