Regulador alemão afirma que instalações de armazenamento de gás estão a 100% de sua capacidade
© AP Photo / Michael ProbstFumaça é vista na usina nuclear de Nerckarwestheim, Alemanha, 22 de agosto de 2022
© AP Photo / Michael Probst
Nos siga no
As instalações de armazenamento de gás na Alemanha estão 100% cheias, disse a Agência Federal de Redes alemã (Bundesnetzagentur) nesta terça-feira (15).
A agência observou, no entanto, que a situação permanece tensa e uma maior deterioração não pode ser descartada.
"O gás continua a ser injetado no armazenamento. O nível total de armazenamento na Alemanha é de 100%", disse o Bundesnetzagentur em um relatório de status, acrescentando que o nível de armazenamento na maior instalação de armazenamento de gás do país, Rehden, é de 94,75%.
As capacidades de armazenamento de gás são nominais e, portanto, o bombeamento continua mesmo após atingir 100% de capacidade, especifica o regulador.
O Bundesnetzagentur reiterou a importância de limitar o consumo de gás. A escassez de gás durante o inverno (no Hemisfério Norte) pode ser evitada se a Alemanha continuar cumprindo sua meta de reduzir o uso de energia em pelo menos 20%. Atualmente, o consumo de gás no país está abaixo da média, em relação aos últimos quatro anos, devido ao clima mais quente.
Desde 2021, os preços da energia nos países da União Europeia (UE) têm subido como parte de uma tendência global. Após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022 e a adoção de vários pacotes de sanções contra Moscou pela UE, os preços da energia apresentaram alta, colocando a segurança energética no topo das agendas global e nacional e pressionando muitos governos europeus a recorrer a medidas de contingência.
Os protestos varreram vários países europeus à medida que os cidadãos exigem aumentos salariais, medidas urgentes para combater a inflação crescente e medidas abrangentes para mitigar os preços crescentes da energia em meio a demissões em massa e fechamento de indústrias.