Fenômeno épico na atmosfera de Marte revela padrão semelhante ao da Terra (FOTOS)
© Foto / ESA/GCP/UPV/EHU BilbaoA missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) revelou que Marte produz padrões de nuvens muito semelhantes aos da Terra, como os encontrados nas regiões tropicais do nosso planeta
© Foto / ESA/GCP/UPV/EHU Bilbao
Nos siga no
As tempestades de poeira épicas que ocorrem em Marte podem impedir que grande parte da luz do Sol chegue às células solares dos rovers na superfície do Planeta Vermelho.
A missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) revelou que Marte produz padrões de nuvens muito semelhantes aos da Terra, como os encontrados nas regiões tropicais do nosso planeta.
A semelhança surpreendeu os especialistas, principalmente pelo fato de os dois planetas terem atmosferas muito diferentes, sendo que Marte apresenta uma atmosfera seca e fria composta quase que completamente de dióxido de carbono, enquanto a Terra é rica em nitrogênio e oxigênio.
© Foto / ESA/GCP/UPV/EHU Bilbao; Earth: EUMETSETA missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) revelou que Marte produz padrões de nuvens muito semelhantes aos da Terra, como os encontrados nas regiões tropicais do nosso planeta
A missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) revelou que Marte produz padrões de nuvens muito semelhantes aos da Terra, como os encontrados nas regiões tropicais do nosso planeta
© Foto / ESA/GCP/UPV/EHU Bilbao; Earth: EUMETSET
Apesar de toda a diferença entre os dois planetas, a descoberta destes padrões de nuvens indica processos de formação semelhantes.
Uma sequência de imagens disponibilizadas pela ESA mostra que as tempestades parecem crescer e desaparecer em ciclos repetidos durante um determinado período de dias, exibindo características e formas comuns.
As formas espirais observadas nas imagens têm entre mil e dois mil quilômetros de comprimento, e sua origem é a mesma que a dos ciclones extratropicais observados nas latitudes medianas e polares da Terra.
© Foto / ESA/DLR/FU BerlimA missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) revelou que Marte produz padrões de nuvens muito semelhantes aos da Terra, como os encontrados nas regiões tropicais do nosso planeta
A missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) revelou que Marte produz padrões de nuvens muito semelhantes aos da Terra, como os encontrados nas regiões tropicais do nosso planeta
© Foto / ESA/DLR/FU Berlim
O estudo indica que a conformação das nuvens responde a um processo de convecção, fenômeno onde o ar quente sobe por ser menos denso que o ar mais frio que o rodeia.
Na Terra, o ar ascendente contém água, que é condensada para formar nuvens. Por sua vez, as nuvens em Marte são constituídas pelo mesmo processo, porém as colunas de ar que sobem possuem poeira, e não água.
A descoberta pode ajudar a compreender o funcionamento das atmosferas em diferentes planetas, além de ser significativa para as futuras missões a Marte, já que pode ajudar a evitar que os painéis solares dos rovers ou das futuras colônias marcianas percam energia.