- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Parlamento da UE votará se rotula Rússia como 'Estado patrocinador do terrorismo' na semana que vem

© AP Photo / Jean-Francois BadiasEurodeputados participam de debate no Parlamento Europeu sobre aborto, em 6 de julho de 2022
Eurodeputados participam de debate no Parlamento Europeu sobre aborto, em 6 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2022
Nos siga no
O Parlamento Europeu votará uma resolução para rotular a Rússia como um "Estado patrocinador do terrorismo" na próxima quarta-feira (23), disse a vice-porta-voz da Casa legislativa.
Em um "gesto simbólico", o conservador Partido Popular Europeu colocou a designação em debate em outubro, em resposta ao conflito militar na Ucrânia, e foi apoiado por outros grandes partidos.
A resolução irá agora para votação em plenário.

"Na quarta-feira (23), os membros do Parlamento votarão uma resolução que designa a Rússia como um 'Estado patrocinador do terrorismo', à luz dos ataques russos intensificados contra alvos civis", disse a vice-porta-voz, Delphine Colard, a repórteres nesta sexta-feira (18).

Pessoas com bandeiras durante concerto de comemoração da adesão à Rússia das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) e das regiões de Kherson e Zaporozhie, no Parque Central de Novosibirsk, na Rússia, em 30 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2022
Panorama internacional
Analista: declaração de lei marcial foi necessária para assegurar defesa das novas regiões russas
O Parlamento se reunirá em Estrasburgo, na França, para uma sessão plenária de quatro dias a partir de segunda-feira (21).
O projeto de resolução divulgado pelo Parlamento descreve as penalidades que a Rússia pode enfrentar se receber a designação.

"O Parlamento Europeu declara a Federação da Rússia um 'Estado terrorista' e encoraja o Conselho Europeu e os Estados-membros da União Europeia a implementarem medidas efetivas para isolá-la internacionalmente", dizia o texto.

Karine Jean-Pierre, secretária de imprensa da Casa Branca, em briefing na Casa Branca, em Washington, nos EUA, em 1º de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2022
Panorama internacional
'Decisão final': Casa Branca não vai incluir Rússia em lista de Estados patrocinadores do terrorismo
Possíveis penalidades financeiras contra a Rússia podem incluir o uso de seus bens estatais e privados congelados como forma de "compensação" por danos infligidos à Ucrânia, conforme proposto no projeto de resolução.
As decisões do Parlamento não são juridicamente vinculativas, mas o Executivo da União Europeia as leva em consideração ao definir as políticas externas.
O principal diplomata da UE, Josep Borrell, admitiu em outubro que a União Europeia não tinha uma estrutura legal para impor a designação de um terceiro país como um 'Estado patrocinador do terror'.
Edifício do Departamento de Estado dos EUA em Washington  - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2022
Panorama internacional
Mídia: Departamento de Estado teme consequências de rotular Rússia de 'patrocinadora do terrorismo'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала