Ideias na mídia dos EUA sobre 'retorno' de ilha russa no Ártico são extremistas, diz diplomata
03:57 19.11.2022 (atualizado: 04:47 19.11.2022)
© Sputnik / Natalia SeliverstovaPrédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia, foto publicada em 7 de agosto de 2022
© Sputnik / Natalia Seliverstova
Nos siga no
As ideias expressas por especialistas nos EUA sobre o "retorno" da ilha Wrangel aos americanos são extremistas, sua pertença à Rússia é inegável, declarou à Sputnik Nikolai Korchunov, embaixador para missões especiais da Rússia e presidente dos altos funcionários governamentais do Conselho do Ártico.
Recentemente, o colunista do The Wall Street Journal Thomas Dans escreveu que os EUA poderiam reivindicar a ilha de Wrangel, que está localizada no oceano Ártico no extremo oriente da Rússia entre o mar da Sibéria Oriental e o mar de Chukchi.
"Nosso país tem plena soberania sobre este território do norte e águas costeiras", disse Korchunov à Sputnik, acrescentando que as tentativas de questionar isso "são de natureza provocativa e são feitas exclusivamente com o propósito de promoção pessoal".
Ele enfatizou que não acha que as autoridades de Washington arriscariam levantar em qualquer nível sério a questão territorial em relação à fronteira entre a Rússia e EUA, pois isso levaria a uma resposta imediata de Moscou.
"No contexto de um agravamento sem precedentes da confrontação nas relações russo-americanas devido à culpa de Washington, não é de surpreender que tenham aparecido vários tipos de iniciativas extremistas. Tentativas de apresentar reivindicações territoriais à Rússia, interpretando arbitrariamente os fatos e reescrevendo a história, são obviamente contraproducentes e passíveis de ter consequências", disse diplomata russo.