- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ratificando adesão à SCO, Irã cada vez mais próximo de poderoso bloco regional 'anti-sanções'

© AP Photo / Mídia AssociadaO líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano)
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano) - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2022
Nos siga no
O parlamento do Irã aprovou protocolos sobre a adesão do país à Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês), um bloco econômico e de segurança eurasiano de oito membros, que inclui Rússia, China, Índia e Paquistão, entre outros.
Embora Teerã tenha assinado o memorando de adesão em setembro, com expectativa de finalizar o processo no ano que vem, os legisladores iranianos assinaram, neste domingo (27), os documentos para aprovar o acordo.
Foram ratificadas questões como controle alfandegário e antiterrorismo, bem como exercícios militares conjuntos, de acordo com a agência Mehr News.
Abolfazl Amouei, porta-voz da política externa do parlamento e da comissão de segurança nacional, foi citado pela mídia iraniana dizendo que a medida "transmite a mensagem do multilateralismo do Irã" nas relações exteriores.
Ele afirmou que o bloco é importante para "enfrentar a imposição de sanções unilaterais".
Membros do Conselho de Segurança participam de reunião do Comitê Especial de Política e Descolonização na sede da ONU, 11 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2022
Panorama internacional
Conselho da ONU aprova investigação sobre protestos no Irã e Brasil se abstém na votação
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, escreveu em suas redes sociais que a votação "mostra a determinação e a seriedade de nosso país em desenvolver a cooperação regional, internacional e econômica e fortalecer sua perspectiva em relação à Ásia".
Ele acrescentou que "o multilateralismo é a realidade do presente século".
A SCO hoje inclui oito Estados-membros (China, Índia, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão), quatro países observadores (Afeganistão, Belarus, Irã e Mongólia) e seis países parceiros de diálogo (Armênia, Azerbaijão, Camboja, Nepal, Sri Lanka e Turquia).
Belarus apresentou neste ano o pedido de adesão ao SCO como membro pleno.
Durante a cúpula da SCO, realizada de 15 a 16 de setembro em Samarcanda, foram assinados memorandos sobre a concessão do status de parceiro de diálogo ao Egito e Catar. Para além disso, também será concedido o status ao Bahrein, Maldivas, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Mianmar.
O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, fala com a mídia durante uma entrevista coletiva após a reunião com seu colega russo Sergei Lavrov, em Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2022
Panorama internacional
Adesão do Irã à SCO vai aumentar influência do grupo globalmente, diz MRE da Índia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала