Nova espécie de 'dinossauro anão' com cabeça plana é descoberta na Romênia (FOTOS)
© Foto / Pixabay / aitoffDinossauro (imagem referencial)
© Foto / Pixabay / aitoff
Nos siga no
Uma equipe de especialistas liderada por Feliz Augustin da Universidade de Tubinga, na Alemanha, descobriu uma nova espécie de "dinossauro anão", que habitou a Terra há aproximadamente 70 milhões de anos.
De acordo com os especialistas, a espécie, denominada Transylvanosaurus platycephalus, vivia no território que atualmente pertence ao Geoparque Internacional da UNESCO de Hateg, na região da Transilvânia.
A newly discovered #dinosaur for #FossilFriday: Transylvanosaurus platycephalus (Dinosauria: Ornithischia)
— Prof. Christine Böhmer (@VertEvo) November 25, 2022
Augustin et al 2022 @JVP_vertpaleo
A new ornithopod dinosaur from the Upper Cretaceous of the Haţeg Basin, Romaniahttps://t.co/zZ2Lis4eOC pic.twitter.com/ymTypRMqfM
Um dinossauro recentemente descoberto para o FossilFriday: o Transylvanosaurus platycephalus. Um novo dinossauro ornitópode do Cretáceo Superior da bacia de Hateg, Romênia.
Recentemente descoberto, o dinossauro herbívoro tinha aproximadamente dois metros de comprimento, caminhava em duas patas e pertencia à família Rhabdodontidae, apontou o estudo.
A equipe encontrou partes do crâneo, que fornecem novas informações sobre a evolução da fauna europeia pouco antes da extinção dos dinossauros, há 66 milhões de anos.
Nova espècie de dinosaure nano herbívor a Romania https://t.co/Jt06veo82g
— Crónica Camp de Túria (@Cronica_CT) November 26, 2022
Transylvanosaurus platycephalus - JOURNAL OF VERTEBRATE PALEONTOLOGY (2022).
Una espècie de dinosaure prèviament desconeguda ha sigut descrit sobre restes descobertes en l'oest de Romania. Va viure f… pic.twitter.com/DDBsA8G2d9
Nova espécie de dinossauro anão herbívoro na Romênia. Transylvanosaurus platycephalus, uma espécie de dinossauro anteriormente desconhecida, foi descrita a partir dos restos descobertos no oeste da Romênia.
De acordo com os especialistas, os limitados recursos alimentícios na Europa naquela época fizeram com que estes animais tivessem uma pequena envergadura.
A identificação taxonômica foi realizada a partir de um dos ossos de menos de 12 centímetros da parte posterior do crâneo e dos ossos frontais.