Stoltenberg: Ucrânia deve se concentrar em preservar soberania em vez de ingressar na OTAN
11:29 30.11.2022 (atualizado: 11:30 30.11.2022)
© AFP 2023 / Andrei PungovschiO Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, chega para uma conferência de imprensa durante uma reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da OTAN, Palácio do Parlamento da Romênia em Bucareste, em 30 de novembro de 2022
© AFP 2023 / Andrei Pungovschi
Nos siga no
Para chefe da aliança, primeiro o Estado ucraniano tem que ser soberano e independente para depois começar o processo de ingresso na Aliança Atlântica.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse nesta quarta-feira (30) que a Ucrânia deve agora se concentrar em manter sua soberania e não em ingressar na OTAN.
"A tarefa mais imediata e urgente é garantir que a Ucrânia prevaleça como uma nação democrática soberana e independente na Europa. E, para isso, precisamos mobilizar o máximo que pudermos – quando se trata de apoio militar, econômico, financeiro e humanitário para Kiev. Se a Ucrânia não prevalecer como um Estado soberano independente, é claro que a questão da adesão não está na mesa", disse Stoltenberg em entrevista coletiva após a última reunião dos ministros das Relações Exteriores da OTAN em Bucareste.
A reunião de dois dias ocorreu na capital romena, de 29 a 30 de novembro. Além de concentrar no conflito ucraniano, o secretário-geral também direcionou as reuniões nos desafios de longo prazo colocados pela China.
Os aliados da OTAN prometeram à Ucrânia e à Geórgia em 2008 que um dia os países se juntariam à aliança militar, mas disseram que nenhum dos dois estava pronto para ser admitido imediatamente.