Marinha do Reino Unido anuncia produção de seu 1º submarino de ponta sem tripulação (IMAGENS)
12:12 01.12.2022 (atualizado: 06:04 02.12.2022)
© Foto / Ministério da Defesa do Reino UnidoSubmarino britânico HMS Ambush da classe Astute (foto de arquivo)
© Foto / Ministério da Defesa do Reino Unido
Nos siga no
O submarino será o maior e mais complexo sem tripulação operado por uma Marinha europeia, afirmou o governo britânico, destacando que sua entrega acontecerá no prazo de dois anos.
A Marinha do Reino Unido receberá seu primeiro submarino sem tripulação em 2025 para aumentar a capacidade do país de proteger sua infraestrutura crítica e monitorar a atividade submarina, informou Londres nesta quinta-feira (1º).
Com o contrato no valor de quase US$ 19 milhões (R$ 98,4 milhões) concedido a uma empresa local, "a embarcação será entregue à Marinha em dois anos e aumentará ainda mais a capacidade do Reino Unido de proteger nossa infraestrutura nacional crítica e monitorar a atividade submarina", diz o comunicado.
The Royal Navy is to buy a submarine the size of a double-decker bus to protect Britain’s underwater cables https://t.co/AtPBZu0cmf
— The Times and The Sunday Times (@thetimes) December 1, 2022
Marinha britânica vai comprar um submarino do tamanho de ônibus panorâmico para proteger os cabos subaquáticos do Reino Unido
O Cetus, nome dado ao submarino, terá 12 metros de comprimento, 2,2 metros de diâmetro e pesará 17 toneladas: "Será o maior e mais complexo submersível sem tripulação operado por uma marinha europeia", afirma a nota.
"Para atender às crescentes ameaças à nossa infraestrutura subaquática, a Marinha Real precisa estar à frente da concorrência com recursos de ponta. O Projeto Cetus, juntamente aos navios MROS, ajudará a garantir que tenhamos o equipamento certo para proteger a segurança do Reino Unido e de nossos aliados", disse Bem Wallace, secretário da Defesa britânico.
O sistema subaquático autônomo, junto aos submarinos de ataque da classe Astute, está configurado para funcionar tanto com submarinos tripulados quanto de forma independente, acrescentou o comunicado.