EUA: Zelensky 'não está pronto' para negociações com a Rússia
© Foto / Telegram / Zelensky OfficialO presidente Vladimir Zelensky usando o emblema "Ucrânia ou Morte" durante uma visita ao leste do país
© Foto / Telegram / Zelensky Official
Nos siga no
Nesta sexta-feira (2), o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, declarou que na avaliação de Washington o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, ainda não está pronto para negociar com a Rússia.
A declaração de Kirby ocorreu durante uma coletiva de imprensa. Segundo ele, Zelensky teria dito acreditar em uma solução diplomática, apesar de não estar pronto para isso.
"Portanto, não estamos em um ponto agora em que as negociações parecem ser uma via frutífera para se aproximar", disse Kirby.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca também acrescentou que os Estados Unidos estão focados em garantir que a Ucrânia continue a receber assistência de segurança, conforme necessário.
© AP Photo / Evan VucciO coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, em coletiva. Washington, D.C., 13 de setembro de 2022
O coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, em coletiva. Washington, D.C., 13 de setembro de 2022
© AP Photo / Evan Vucci
Desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, os EUA têm apoiado Kiev com o envio e armas e auxílio financeiro. Além do envio de armas de artilharia avançada e longo alcance, Washington já garantiu dezenas de bilhões de dólares para a Ucrânia.
Os EUA lideram, ao lado da União Europeia (UE), a imposição de um volume de sanções sem precedentes contra a Rússia devido à operação militar na Ucrânia. As restrições incluem ativos financeiros e o setor energético russo.