Irã: EUA, França e Alemanha usam influência indevida no comércio de armas entre UE e países do golfo
© AP Photo / Michael GruberBandeira do Irã ondula em frente ao prédio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, na Áustria, em 17 de dezembro de 2021
© AP Photo / Michael Gruber
Nos siga no
Os Estados Unidos e vários países europeus, incluindo França e Alemanha, estão usando sua influência para controlar o comércio de armas na região do Golfo e impedir que os países árabes cheguem a acordos de armas com a União Europeia (UE), disse o ministro da Inteligência iraniano, Esmail Khatib, nesta quarta-feira (7).
Khatib disse que Teerã obteve documentos que provam que os EUA têm usado sua influência sobre os países árabes do golfo para "impedi-los de se envolver em acordos comerciais, e de armas, lucrativos" com as nações europeias, segundo a agência de notícias iraniana Irna.
"Isso significa que os americanos tomaram a Europa como refém, e especificamente a França e a Alemanha", disse o ministro, segundo a agência de notícias.
Khatib observou que os Estados da UE, como Alemanha e França, apoiaram os EUA em suas "posições anti-Irã" para obter concessões de Washington em outras questões internacionais, acrescentando que as potências europeias "perderam seu senso tradicional de independência", diz a agência.