- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Duplicidade de critérios na entrega de armas à Ucrânia suscitam críticas no Senado espanhol

© AP Photo / Bernat ArmangueLegisladores na sessão de abertura do novo parlamento espanhol em Madrid, Espanha, 21 de maio de 2019
Legisladores na sessão de abertura do novo parlamento espanhol em Madrid, Espanha, 21 de maio de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022
Nos siga no
O senador do parlamento da Espanha Carles Mulet García apelou pela quarta vez ao governo sobre as políticas ambíguas de Madri na área de fornecimento de armas para outros países. O político se mostrou indignado com o fato de a Espanha abastecer a Ucrânia com armas, mas não fazer o mesmo em relação ao Saara Ocidental.
No seu apelo ao governo espanhol, o senador lembrou o conflito no Saara Ocidental. Mulet García destacou que Madri apoia os esforços do secretário-geral da ONU para procurar uma solução pacífica, mas, em sua opinião, as ações do governo nesse sentido não têm tido qualquer resultado.
O senador questiona por que é que, no caso da Ucrânia, estão sendo tomadas medidas decisivas, tais como as sanções econômicas contra a Rússia, o rompimento das relações institucionais ou o fornecimento de armas à Ucrânia, enquanto as autoridades espanholas demonstram total passividade em relação ao que acontece no Saara Ocidental.

"Tendo em conta que o Saara é mais próximo do que a Ucrânia, por que é que não enviam armas ao povo saarauí, visto que o fazem no caso da Ucrânia? Será que a vida humana tem menos valor dependendo do continente?", escreveu o político.

Mundioka #140 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2022
Mundioka
Saara Ocidental, a última colônia da África?
Ao mesmo tempo, o senador acrescentou que "é óbvio que a pergunta é retórica, já que não apoio o fornecimento de armas a ninguém".
Note-se que Carles Mulet García expressou pela primeira vez suas dúvidas ainda em março, voltando a colocá-las no Parlamento três vezes depois disso.

"Embora esta pergunta tenha sido feita várias vezes, o governo ainda não quer responder", reclamou García.

O Saara Ocidental tem lutado pela sua independência desde os anos 1970, enquanto o Marrocos considera o território sua parte integrante. Anteriormente, na Assembleia Nacional da França foi expressa a preocupação pelo fato de o armamento enviado a Kiev poder acabar nas mãos dos "adversários do Ocidente".
Ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmitry Kuleba, fala com representantes da mídia na sede da ONU em Nova York, 22 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2022
Operação militar especial russa
Chanceler ucraniano lamenta recusa de certos países de vender armas a Kiev
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала