Durante visita de comitiva japonesa, Taiwan e Japão selam 'cooperação mais profunda' em segurança
10:06 10.12.2022 (atualizado: 10:12 10.12.2022)
© AP Photo / Gabinete Presidencial de TaiwanA presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, à direita, se reúne com uma delegação liderada pelo ex-ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Koichi Hagiuda, à esquerda, membro do Partido Liberal Democrático (LDP), na Gabinete Presidencial em Taiwan , 10 de dezembro de 2022
© AP Photo / Gabinete Presidencial de Taiwan
Nos siga no
Grupo liderado pelo ex-ministro da Economia do Japão e atual parlamentar do Congresso chegou à ilha para fortalecer laços e participar de homenagem ao ex-presidente taiwanês.
Neste sábado (10), durante encontro em Taipé com o chefe do Partido Liberal Democrático do Japão, Koichi Hagiuda, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, prometeu aprofundar a cooperação de segurança com Tóquio para garantir a liberdade no Indo-Pacífico.
"Vimos nos últimos anos que as relações Taiwan-Japão se tornaram cada vez mais próximas. No futuro, Taiwan continuará a aprofundar a cooperação com o Japão em vários campos, como segurança, e trabalhar juntos para garantir a liberdade, abertura e estabilidade da região Indo-Pacífico", afirmou a mandatária.
Da parte da japonesa, Koichi disse que Taipé é um bom amigo com valores compartilhados, segundo a Reuters.
"Taiwan é um parceiro extremamente importante e um amigo valioso do Japão, com quem compartilha valores fundamentais como democracia liberal, direitos humanos básicos e estado de direito, bem como relações econômicas estreitas e intercâmbios pessoais. Neste contexto, nossa ajuda e cooperação mútuas se desenvolveram ao longo do tempo", afirmou.
O chefe do partido japonês está na capital taiwanesa para participar de um fórum amanhã (11) sobre as relações Taiwan-Japão e disse a Tsai que também prestará suas homenagens no túmulo do ex-presidente Lee Teng-hui.
Lee, educado no Japão, que morreu há dois anos, foi apelidado de "Sr. Democracia" por enterrar o governo autocrático em favor do pluralismo livre em Taiwan.
De acordo com a mídia, o Japão tem observado as políticas chinesas em relação a Taiwan com crescente preocupação, enquanto Pequim busca fazer valer suas reivindicações de soberania sobre a ilha.