- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Stoltenberg não exclui escalada do conflito na Ucrânia para um conflito entre a OTAN e Rússia

© AP Photo / Michael SohnJens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, fala no Museu do Muro de Berlim no antigo posto fronteiriço Charlie em Berlim, Alemanha, 1º de dezembro de 2022
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, fala no Museu do Muro de Berlim no antigo posto fronteiriço Charlie em Berlim, Alemanha, 1º de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2022
Nos siga no
O secretário-geral da OTAN falou sobre a operação especial da Rússia na Ucrânia, incluindo os riscos de uma guerra entre a Rússia e OTAN, apesar de garantir que trabalha para evitar esse cenário.
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, disse em uma entrevista à emissora norueguesa NRK nesta sexta-feira (9) que o conflito na Ucrânia poderia desencadear uma guerra mais ampla entre a Rússia e o bloco militar ocidental.
"Temo que a guerra na Ucrânia saia do controle e se torne uma grande guerra entre a OTAN e a Rússia", apontou ele, citado pelo jornal norueguês Dagsavisen.
Ao mesmo tempo, ele sublinhou estar confiante de que uma guerra poderia ser evitada, "algo em que trabalhamos todos os dias", segundo o jornal dinamarquês Politiken. O secretário-geral da OTAN também destacou este como "um momento crucial para a Europa e a Noruega".
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, fala em coletiva de imprensa na sede do bloco militar em Bruxelas, Bélgica, 25 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2022
Panorama internacional
OTAN diz que não será arrastada para conflito na Ucrânia, mas pede mais envios de munição para Kiev
"Se algo der errado, as coisas podem ficar feias", acrescentou ele.
No mesmo dia Vladimir Putin, presidente da Rússia, culpou o Ocidente pelo crescente risco de conflito no mundo.
"[...] Isso é uma consequência direta das tentativas de algumas elites ocidentais de manter seu domínio político, econômico, financeiro, militar e ideológico por qualquer meio. Eles estão deliberadamente multiplicando o caos e agravando a situação internacional", afirmou ele.
Moscou tem advertido que o apoio militar ocidental a Kiev prolonga o conflito e arrisca a disseminação de armas por outras regiões do planeta.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала